Resumo

Título do Artigo

SATISFAÇÃO COM A FORMAÇÃO ACADÊMICA E O MERCADO DE TRABALHO: percepção dos egressos de um curso de bacharelado em Administração
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Palavras Chave

Ensino
Mercado de Trabalho
Formação Acadêmica

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Ambientes de ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Naldeir dos Santos Vieira
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI (UFVJM) - Departamento de Administração
2 - Agnaldo Keiti Higuchi
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI (UFVJM) - UFVJM
3 - Nathascia Porto Marques
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI (UFVJM) - Teófilo Otoni
4 - Edimilson Eduardo da Silva
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (USCS) - Programa de Pós-Graduação em Administração
5 - Kenny Moreno Santos Fernandes
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Reumo

Em um contexto em que a diplomação em um curso universitário é uma via para a aprendizagem e inserção no mercado de trabalho, a satisfação dos egressos pode refletir o desempenho da instituição de ensino, assim como, o contexto do mercado de trabalho (AITKEN, 1982). Para Ferreira et al. (2019), o profissional da administração deve perceber a necessidade de estar em constante atualização, reunindo conhecimentos, habilidades e atitudes (competências) para executar aquilo que é exigido pelas organizações, garantindo, assim, a sua empregabilidade e o seu crescimento profissional.
Tendo em vista a responsabilidade na formação de profissionais em consonância com as expectativas do mercado, torna-se relevante que as instituições de ensino desenvolvam “processos de verificação, de caráter permanente, voltados a avaliar se o processo de formação dos estudantes no curso está atingindo o desenvolvimento das competências estabelecidas nas DCNs” (ZAMBARDA; POLI, 2020, p. 25). Assim, este estudo teve como objetivo avaliar os aspectos que compõem o constructo ‘satisfação com o curso’, da perspectiva dos egressos do Bacharelado em Administração da Universidade Alfa.
Como fundamentação teórica, foram abordados aspectos relacionado ao curso de bacharelado em administração no brasil, com destaque para os estudos de Lacombe e Heilborn (2008), Sobral e Peci (2008), Zambarda e Poli (2020), Barros et al. (2018), Moreira et al. (2014), Magalhães et al (2020), e, ao mercado de trabalho, empregabilidade e satisfação de egressos, com destaque para Stefano et al. (2020), Minarelli (1990), Melo et al. (2021), Pinto et al. (2015), Paswan, Young (2002), Tontini e Walter (2011), Silva et al. (2012), Rodrigues e Liberato (2016) e Gomes et al. (2020).
Os dados foram obtidos por meio de envio e recebimento de questionários via plataforma Google Forms, sendo a amostra constituída por 59 respondentes de um total de 297 egressos do curso de Administração da Universidade Alfa. Enquanto uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, os dados foram analisados por meio de estatísticas descritivas, análise fatorial exploratória e regressão linear múltipla.
Os respondentes apresentaram maiores satisfações nas dimensões ‘metodologia pedagógica’, ‘coordenação do curso’, ‘mudança de vida’ e ‘desempenho docentes’, sendo que destas, apenas a dimensão ‘mudança de vida’ pertence ao constructo ‘Empregabilidade’, e os demais ao constructo ‘Gestão do Curso’. Entretanto, a ‘satisfação geral’, englobando dimensões de ambos os constructos, está mais relacionada com as dimensões do constructo ‘Empregabilidade’.
Deste modo, percebe-se que a satisfação dos egressos está diretamente relacionada com as potencialidades locais para a oferta de postos de trabalho qualificados, atendendo assim a demanda dos administradores para exercerem sua profissão, o que depende não somente das instituições de ensino, mas também do poder público e demais instituições que formam o mercado de trabalho local.
LIZOTE, Suzete A.; VERDINELLI, Miguel A.; BORBA, José A; BRASIL, Maria L. A. V.. Satisfação dos acadêmicos com o curso de Ciências Contábeis: Um estudo em Instituições de ensino superior privadas. Advances in Scientific and Applied Accounting, v. 7, n. 3, p. 407–431, 2014. PASWAN, Audhesh K.; YOUNG, Joyce A. Student evaluation of instructor: A nomological investigation using structural equation modeling. Journal of Marketing Education, v. 24, n. 3, p. 193–202, 2002. SOBRAL, Filipe; PECI, Alketa. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.