Resumo

Título do Artigo

USO DE MÍDIAS SOCIAIS EM UMA REDE DE MULHERES EMPREENDEDORAS: O CASO “CAFÉ DAS BONITAS”
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Palavras Chave

Mídias Sociais
Mulheres Empreendedoras
Redes Sociais Empreendedoras

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Cluster, Redes de Negócios e Cooperação

Autores

Nome
1 - JOSÉ LUCAS BRANDÃO COSTA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS) - PROPADM / SÃO CRISTÓVÃO
2 - Maria Elena Leon Olave
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS) - Programa de Pós-graduação em Administração -PROPADM
4 - Gabriela Cardoso Sá
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS) - Administração
5 - Rodrigo Mascarenhas Amorim
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS) - Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Sergipe

Reumo

Em meio as dificuldades de sobrevivência dos pequenos negócios, emergem as redes sociais empreendedoras como geradoras de segurança, interação, suporte, apoio e cooperação. Essas redes de empreendedores são organizadas pela construção de relacionamento e proporcionam em especial a troca recursos, capital e informação (MARTES et al., 2006). Diante desse cenário, existem ainda as mídias sociais que facilitam a comunicação, ações de marketing e otimizam as atividades de cooperação para essas redes.
O presente estudo se propôs verificar a forma que as empreendedoras que fazem parte da rede informal Café das Bonitas utilizam as mídias sociais para facilitar a cooperação entre seus negócios. Para tanto, respondeu ao seguinte problema de pesquisa: como as empreendedoras que fazem parte da rede informal Café das Bonitas utilizam as mídias sociais para facilitar a cooperação entre seus negócios?
Diante das grandes dificuldades que envolvem as micro e pequenas empresas, surgem as parcerias com outros empreendedores como uma alternativa que possibilita melhoria nos processos organizacionais (AMATO NETO, 2008). As redes sociais empreendedoras, também chamadas de redes de relacionamentos empresariais, abordam as relações com outras organizações, com grupos de empresas e com pessoas que os auxiliam a criação de empreendimentos (CORRÊA; TEIXEIRA, 2015). Para Mercado (2016) o uso das mídias sociais incentiva as pequenas empresas brasileiras a cooperar, aprender e compartilhar informações.
A pesquisa possui uma abordagem qualitativa e descritiva. Como estratégia foi realizado um estudo de caso único. A coleta dos dados foi realizada junto a cinco empreendedoras e ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas. A escolha das empreendedoras entrevistadas se baseou nos seguintes critérios: (1) fazer parte da rede Café das Bonitas por um período mínimo de seis meses; (2) frequentar as reuniões da rede; e (3) utilizar as redes sociais no processo de apoio e compartilhamento de informações. Os dados coletados foram tratados por meio da técnica Análise de conteúdo.
A rede Café das Bonitas surge como uma possibilidade de cooperação, fortalecimento das empreendedoras no mercado, a partilha de conhecimentos, melhor posicionamento no mercado e, principalmente, a possibilidade de networking com empreendedoras do estado de Alagoas. É possível confirmar a relevância das mídias sociais para essas empreendedoras, em especial, pelo fato de permitir o crescimento e expansão da rede para outras cidades do estado, aumentando assim, o networking e o relacionamento com outras mulheres que empreendem em outras regiões, otimizando o fluxo de cooperação entre elas.
A rede de empreendedoras Café das Bonitas, é possível afirmar que o processo de cooperação fortalece a marca dessas empreendedoras no mercado, principalmente pela partilha de conhecimentos, propostas de posicionamento no mercado e o networking com empreendedoras de todo o estado alagoano. Notou-se ainda que, as mídias sociais possibilitam uma conexão de cooperação por meio das plataformas por elas utilizadas, no qual, os grupos de WhatsApp possibilitam uma troca de informações mais eficaz, o compartilhamento de informações.
AMATO NETO, J.Productive cooperation network as a competitive advantage for small and medium firms in the Brazilian state of São Paulo. International Journal of Entrepreneurship and Small Business, v. 5,n.2, p. 201-211, 2008. MARTES,A.C.B. et al. redes sociais e interorganizacionais. Revista de Administração de Empresas, v. 46,n.3, jul./set.2006. CORRÊA, Rúbia Oliveira; TEIXEIRA, Rivanda Meira. Redes sociais empreendedoras para obtenção de recursos e legitimação organizacional: estudo de casos múltiplos com empreendedores sociais. RAM. Revista de Administração Mackenzie, v.16, p. 62-95, 2015.