Resumo

Título do Artigo

ALIMENTAÇÃO SUSTENTÁVEL: PERCEPÇÃO E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR PAULISTA
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Palavras Chave

Dietas sustentáveis
Sustentabilidade
Comportamento do consumidor

Área

Marketing

Tema

Marketing e Sociedade

Autores

Nome
1 - Carlos Eduardo Lourenço
Fundacao Getulio Vargas/EBAPE - FGV-EAESP
2 - Manuela Abad Dominguez
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS - São paulo
3 - Vanessa Martins dos Santos
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO (FGV-EAESP) - SP

Reumo

O conceito de dietas sustentáveis foi introduzido em 2010 pela Food and Agriculture Organization (FAO), uma agência das Nações Unidas responsável pela alimentação e agricultura. Embora o sistema alimentar global seja capaz de suprir 123% das necessidades calóricas mundiais, enfrenta desafios relacionados à erradicação da fome, promoção da saúde e impacto ambiental. Diante dessa realidade, as dietas sustentáveis foram adotadas pela ONU como modelo e diretriz alimentar.
O objetivo deste estudo foi identificar as percepções dos consumidores brasileiros em relação à sustentabilidade, compreendendo suas atribuições sobre o que é considerado sustentável, sua atitude em relação a dietas e atributos de produtos sustentáveis, além de investigar o impacto do gênero na intenção de compra desses produtos. O estudo busca contribuir para o desenvolvimento de estratégias de marketing mais eficazes que incentivem o consumo consciente.
Diversas pesquisas têm sido conduzidas para compreender o comportamento do consumidor em relação à adoção de dietas sustentáveis e identificar as variáveis que influenciam essas escolhas. Destaca-se o estudo realizado por Van Loo et al. (2017), que investigou a relação entre sustentabilidade e consumo alimentar, percepções sobre dietas sustentáveis, saudáveis e à base de plantas, envolvimento do consumidor com saúde e sustentabilidade, além de realizar a segmentação desses consumidores.
A metodologia proposta por Van Loo et al. (2017) foi replicada neste estudo realizado em São Paulo. Foram testadas quatro hipóteses relacionadas à percepção de sustentabilidade (PS), atributos de produto (AP), atitude sustentável (AS) e gênero (G), a fim de medir a intenção de compra de produtos sustentáveis. O questionário foi adaptado para esta pesquisa e aplicado a uma amostra de 206 indivíduos do estado de São Paulo.
Os resultados revelaram uma interação significativa entre a intenção de compra de produtos sustentáveis e as variáveis "atributos de produto" e "atitude sustentável". No entanto, não foi encontrada relação entre a intenção de compra e as variáveis "percepção de sustentabilidade" e "gênero". Observou-se que as mulheres apresentaram valores médios mais altos em todas essas variáveis, demonstrando maior propensão a reduzir o consumo de carne e representando a maioria dos vegetarianos.
Os resultados indicam que a intenção de compra de produtos sustentáveis está relacionada à consideração dos atributos do produto e à atitude sustentável do consumidor. Por outro lado, não há relação entre a percepção de sustentabilidade, o gênero e a intenção de compra. Como limitações, destaca-se o tamanho da amostra relativamente pequeno e a falta de estratificação das classes sociais. Sugere-se a expansão do estudo para outros contextos e o aumento do tamanho da amostra como direções para pesquisas futuras.
De Boer, J., De Witt, A., & Aiking, H. (2016). Help the climate, change your diet: A crosssectional study on how to involve consumers in a transition to a low-carbon society. Appetite, 98, 19-27. https://doi.org/10.1016/j.appet.2015.12.001. Van Loo, E. J., Hoefkens, C., & Verbeke, W. (2017). Healthy, sustainable and plant-based eating: Perceived (mis) match and involvement-based consumer segments as targets for future policy. Food policy, 69, 46-57. https://doi.org/10.1016/j.foodpol.2017.03.001