Resumo

Título do Artigo

RENOVAÇÃO NOS MODELOS DE NEGÓCIOS DO VAREJO DE MODA BRASILEIRO DIANTE DE CRISES: LIÇÕES DA PANDEMIA
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Palavras Chave

Inovação
Modelo de Negócio
Varejo de Moda

Área

Artigos Aplicados

Tema

Marketing

Autores

Nome
1 - Ana Carolina Azevedo Marschall
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - CCSA Centro de Ciências Sociais e Aplicadas
2 - Adilson Caldeira
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios

Reumo

Mudanças constantes de comportamento de agentes externos obriga as organizações a se adaptarem continuamente. Questões econômicas, políticas, legais, e evolução nos hábitos da sociedade são exemplos disso. Um dos impactos perceptíveis dessa tendência é a moda, que expressa preferências, sentimentos e atitudes da sociedade. O comércio varejista de artigos de moda, extremamente fragmentado, é continuamente desafiado a ajustar seus Modelos de Negócios (MN) às condições impostas pelo mercado. Foi o que ocorreu recentemente, diante do desafio das circunstâncias impostas pela pandemia de Covid-19.
Busca-se resposta ao seguinte problema de pesquisa: Quais mudanças foram promovidas nos modelos de negócios das empresas brasileiras do varejo de moda para adaptação de suas propostas de valor às condições de mercado impostas pela pandemia de Covid-19? Desse modo, estabeleceu-se, como objetivo geral, conhecer mudanças promovidas nos modelos de negócios de empresas do comércio varejista de moda brasileiro para se manterem economicamente sustentáveis diante das novas condições de mercado determinadas pela pandemia de Covid-19.
Construiu-se, mediante pesquisa bibliográfica, um aporte teórico-conceitual que abrange estudos relativos a desafios da gestão de mudanças, efeitos de crises no desempenho organizacional, com ênfase em pesquisas relativas ao contexto da pandemia de Covid-19, estratégias de mudanças e inovações estruturais para o desenvolvimento de negócios nas organizações, bem como a conceituação e descrição de criação de valor e de Modelos de Negócio (MN).
A partir do modelo conceitual construído com base na pesquisa bibliográfica, realizou-se, no plano empírico, uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa, por meio de entrevistas que conduziram ao conhecimento de percepções e ações de gestores das organizações do setor em foco. Os dados obtidos foram interpretados por meio de análise de conteúdo, que conduziu à identificação de categorias temáticas, possibilitando estruturar os aspectos revelados na visão declarada dos profissionais participantes e seus respectivos impactos nas estratégias de atuação de suas empresas no mercado.
Os dados revelam influências da pandemia no comportamento do mercado e no desempenho das empresas, as alterações estruturais e no processo decisório requeridos para adaptação à nova realidade, a percepção dos gestores quanto à necessidade de inovação para a adaptação às mudanças, o que levou à adoção de novos canais de relacionamento online, processos de vendas e estrutura logística, com impactos na proposta de valor dos negócios em foco.
Como contribuições teóricas, busca-se ampliar o estado-da-arte sobre o tema com as descobertas na pesquisa empírica. Ao conhecer estratégias de inovação e construção de valor diante dos efeitos da pandemia obtêm-se contribuições práticas. Contribuições metodológicas surgem da adaptação de procedimentos ao contexto do estudo. Pela formulação do problema de pesquisa e objetivos, interpretação dos conceitos, escolha do método, coleta e interpretação dos dados e avaliação dos resultados obtiveram-se contribuições didáticas que se espera estender aos leitores, compartilhando a experiência.