Resumo

Título do Artigo

ESTRATÉGIA E INOVAÇÃO NO SERVIÇO PÚBLICO: TEMAS EMERGENTES E PESQUISAS FUTURAS
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Palavras Chave

Estratégia
Inovação
Serviço público

Área

Administração Pública

Tema

Gestão e Inovação em Políticas Públicas

Autores

Nome
1 - Idelmárcia Dantas de Oliveira
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN) - IFRN/Ceará-Mirim
2 - Cristine Hermann Nodari
UNIVERSIDADE FEEVALE (FEEVALE) - Mestrado Acadêmico em Administração

Reumo

A inovação não é um tema de interesse exclusivo do setor privado, especialmente se examinadas as demandas contemporâneas, notadamente, pós Nova Reforma da Gestão Pública (GIESKE et al., 2020; XAVIER; SIDDIQUEE; MOHAMED, 2021). As estratégias organizacionais que fomentam a inovação podem auxiliar as organizações públicas a enfrentarem tais demandas. Apesar do aumento de estudos sobre serviço público, ainda há temas difusos (CHEN; WALKER; SAWHNEY, 2020), como o caso das inovações no setor público e as estratégias adotadas para a sua implementação, tornando necessário mais conhecimento na área.
Este estudo pretende responder o seguinte problema de pesquisa: Quais são os temas emergentes das pesquisas sobre estratégia, inovação e serviço público? Dessa forma, a presente pesquisa pretende analisar a literatura, produzida nos últimos cinco anos, sobre estratégia, inovação e serviço público, identificando as principais tendências de pesquisa na área, bem com apresentar sugestões para pesquisas futuras. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, amparada na análise de doze artigos de alto impacto, publicados nos anos de 2018 a 2023, disponibilizados na Scopus.
No setor público, a inovação pode ser concebida como uma ideia ou prática nova para quem a acolhe, mas não obrigatoriamente nova para o serviço público em todo o país (DAMANPOUR; WALKER; AVELLANEDA, 2009), podendo também significar a implementação de uma nova ideia para criar ou aprimorar o valor público em um ecossistema (CHAN; WALKER; SAWHNEY, 2020). A estratégia, por sua vez, envolve decisões para o alcance de objetivos organizacionais, culminando em diversas abordagens (MISHRA; MOHANTY, 2020), sendo, portanto, importante para a realização da inovação (BONNEY et al., 2007).
Os temas de pesquisa associados à estratégia e à inovação no serviço público foram extraídos dos conceitos, das questões de pesquisa e das hipóteses dos artigos. Constatou-se que não houve uma forte tendência dos estudos em direção a um tema específico, embora destaque sutil de alguns deles, como é o caso da liderança e da estratégia, mencionadas em três artigos. Já ambidestria, inovação, otimização, empreendedorismo, lógica dominantes de serviços, e cidades inteligentes, contaram com duas aparições nos artigos. As pesquisas futuras também foram inferidas dos trabalhos analisados.
Os temas de pesquisa emergentes do estudo foram agrupados nos contextos de inovação interno e externo, sendo os mais representativos do primeiro grupo, estratégia, ambidestria, inovação, otimização e liderança, enquanto, no grupo de inovação externo, sobressaíram-se os temas empreendedorismo, lógica dominante de serviços, e cidades inteligentes. Além disso, o artigo também sintetizou as pesquisas futuras dos trabalhos analisados. Por fim, embora o tema estratégia tenha despontado explicitamente em somente três dos doze artigos analisados, todos os trabalhos a reportaram indiretamente.
(YU et al., 2023), (AL-ASTAL, 2023), (DEMIRCIOGLU; VIVONA, 2021), (XAVIER; SIDDIQUEE; MOHAMED, 2021), (CHOUDHURI et al., 2021), (CHEN; WALKER; SAWHNEY, 2020), (GIESKE; DUIJN; VAN BUUREN, 2020), (WIPULANUSAT et al., 2020), (GIESKE et al., 2020), (PHIL-THINGVAD; KLAUSEN, 2020), (PALM, 2020), (YU et al., 2019), (CRONIN; RYAN; COUGHLAN, 2008), (BORGES-ANDRADE; PAGOTTO, 2010).