Resumo

Título do Artigo

FUTURO OU TRADIÇÃO? OS DILEMAS DA PALATOS DIANTE DOS MODELOS DE DARK KITCHEN E MARKETPLACES
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Estratégia Empresarial
Dark Kitchen
Marketplaces

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Lucas Guimarães Alves Santos Baesso
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA) - RJ - Presidente Vargas
2 - Marcello Romani-Dias
UNIVERSIDADE POSITIVO (UP) - Ecoville - Curitiba (PR)

Reumo

O caso relata a trajetória da Palatos, fruto do sonho empreendedor de Flávio, hoje referência regional em panificação. Diante de seu futuro impõem-se dilemas ligados à sua operação de delivery. Há a possibilidade de expansão via investimento em uma dark kitchen, mas Flávio deve ponderar entre aumentar sua capacidade instalada e a necessidade de altos investimentos. E há outro dilema, este ligado aos canais de aquisição de pedidos: Flávio deve priorizar os marketplaces, e seus ganhos de eficiência e controle, em detrimento do atendimento online humanizado, mais próximo do cliente?
O caso objetiva discutir o posicionamento estratégico do negócio frente a oportunidades e desafios enfrentados para seu ganho de competitividade, com base em conceitos e ferramentas de estratégia empresarial, como o modelo VRIO e a matriz GUT. Busca fomentar reflexões sobre tópicos atuais e relevantes ao setor de alimentação fora do lar, como a tomada de decisão estratégica sobre marketplaces e dark kitchens, aplicáveis também a outros setores e tipos organizacionais.
A coleta de dados para este caso ocorreu entre os meses de fevereiro e dezembro de 2022, e contou com dados primários e também com dados secundários. Os dados primários dizem respeito aos diálogos realizados com o fundador da Palatos, em setembro de 2022, a partir dos quais ele pôde expressar suas percepções sobre alguns dos principais desafios estratégicos enfrentados pelo negócio. Além disso, utilizamos para a construção do caso artigos científicos, documentos da Palatos, leis e materiais jornalísticos com publicação sobre o mercado e sobre a empresa, especialmente nos últimos três anos.
O caso de ensino foi desenvolvido dentro do escopo de disciplinas relacionadas à Estratégia Empresarial, Empreendedorismo, Inovação e correlatas, especialmente em cursos de Administração e demais áreas das Ciências Sociais Aplicadas, nos níveis de Graduação e Pós-Graduação.
Visto que o caso trata da busca e da manutenção de vantagens competitivas por um negócio, sugere-se que os alunos possuam capacitação teórica acerca das ferramentas analíticas de estratégia empresarial. Para tanto, é recomendada a leitura de Barney et. al. (2007) e de Porter (2008). Adicionalmente, para melhor familiarização dos alunos com os conceitos relacionados às Dark Kitchens e aos Marketplaces, recomenda-se como bibliografia complementar as obras de Amornkitvikai et. al (2022), Hakim et. al. (2022), Poon e Thung (2022) e de Rinaldi et. al. (2022).