Resumo

Título do Artigo

Geração e Adoção de Inovação- Uma Revisão Sistemática de Literatura.
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Palavras Chave

Geração de Inovação
Adoção de Inovação
Parsifal

Área

Gestão da Inovação

Tema

Tecnologia e Sustentabilidade, Inovação e Sociedade

Autores

Nome
1 - Hellen Caroline Benatti de Faria
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF) - Niterói

Reumo

Damanpour et al. (2006), defendem que a inovação não pode ser estudada sem levar em consideração o tipo de organização que a gera e a adota. Por tanto, estudos sobre a distinção entre geração e adoção de inovações, são primordiais para compreender o comportamento da inovação em diferentes contextos. Portanto, neste estudo foi realizada uma revisão sistemática de literatura dos últimos 10 anos, envolvendo pesquisas sobre geração e adoção de inovação, utilizando as bases de dados Scielo, Science Direct e Scopus e com o auxílio da ferramenta Persifal.
O objetivo deste trabalho, de proporcionar uma visão geral das pesquisas publicadas no campo da geração e adoção de inovação, na última década, bem como o interesse que tem despertado na comunidade científica.
Damanpour et al. (2006), defendem que a inovação não pode ser estudada sem levar em consideração o tipo de organização que a gera e a adota. Por tanto, estudos sobre a distinção entre geração e adoção de inovações, são primordiais para compreender o comportamento da inovação em diferentes contextos. Neste sentido, os autores apontam uma necessidade do desenvolvimento de uma teoria sobre inovação que leve em conta as diferenças substanciais entre geração e adoção de inovação e os processos nos quais eles se envolvem.
Estudos confirmam a importância da inovação para o desenvolvimento organizacional, social e econômico, especialmente em um ambiente global de rápida mudança como o de hoje. Muitos estudos sobre inovação não levam em consideração as distinções das características substâncias dos diferentes tipos de inovação.
Este resultado, aponta uma preocupação em estimular a inovação e consequentemente, contribuir para o desenvolvimento econômico, social e regional desses grupos agrários. O contexto de inovação em produtos, também foi evidenciado neste estudo, de modo que a geração e adoção contribuem com a competitividade da organização e a paridade com empresas do mesmo segmento. Comportamento social, também se evidenciou como contexto, ao trazer estudos sobre o arrependimento dos indivíduos em adotar determinada inovação, bem como a influência do grupo social favorecendo a adoção ou agindo contra ela.
AFUAH, Allan .Innovation Management: Strategies, Implementation and Profits. Oxford University, New York, 2003. AYISI, Daniel Nyarko; KOZÁRI, József; KRISZTINA, Tóth. Do smallholder farmers belong to the same adopter category? An assessment of smallholder farmers innovation adopter categories in Ghana. Heliyon, 2022. DAMPOUR, Fariborz.; WISCHNEVSKY, J. Daniel. Research on innovation in organizations: Distinguishing innovation generating from innovation-adopting organizations. Journal of Engineering and Technology Management, n.23, p. 269-291, 2006.