Resumo

Título do Artigo

O Impacto das Tecnologias Digitais na Aprendizagem no Local de Trabalho em um Departamento de uma Empresa do Segmento Farmacêutico
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Aprendizagem no local de trabalho.
Tecnologias digitais aplicadas à aprendizagem.
Aprendizagem em ambientes de trabalho híbrido.

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Aprendizagem nas Organizações

Autores

Nome
1 - Antonio César Barbarini
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - São Paulo
2 - Diógenes de Souza Bido
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - PPGA - Programa de Pós-graduação em Administração de Empresas

Reumo

Com a pandemia de COVID-19, o processo de transformação digital que já estava em curso na maioria das organizações, foi acelerado e contribuiu para que um número ainda maior de profissionais pudesse trabalhar de maneira remota (BENNETT; MCWHORTER, 2021). No cenário pós-pandemia, o trabalho híbrido, realizado de forma presencial e remota, já é parte da realidade de muitas empresas e profissionais. O conceito de local de trabalho já não remete apenas aos espaços físicos das empresas, aos escritórios ou às fábricas, mas a qualquer ponto em que se possa conectar um dispositivo móvel à internet.
A aprendizagem no local de trabalho já não se restringe apenas à aprendizagem dentro da empresa, mas acompanha a realização do trabalho, quando e onde ele ocorrer. Os objetivos específicos são: (a) entender como as tecnologias digitais impactam a aprendizagem no local de trabalho; (b) conhecer as principais tecnologias digitais utilizadas na aprendizagem no local de trabalho e entender como são percebidas pelos usuários e (c) explorar as especificidades da aprendizagem em locais de trabalho híbrido.
O que antes era vivenciado e entendido como o “local de trabalho” mudou durante a pandemia, juntamente com as práticas de trabalho associadas (LIZIER; PRICE; FRANCISCO, 2023). Illeris (2004) prefere utilizar o termo “aprendizagem na vida profissional” para destacar que a aprendizagem relacionada ao trabalho não ocorre apenas no local de trabalho, mas de maneira mais ampla, nas interações com clientes e fornecedores, nos cursos, por meio de rede de relacionamentos etc.
Os dados foram coletados por meio de quatro entrevistas semiestruturadas com profissionais que atuam no departamento de Recursos Humanos de uma empresa multinacional farmacêutica. O roteiro de entrevistas foi elaborado de acordo com os objetivos e construtos principais do trabalho, com base no referencial teórico identificado (a matriz de amarração está no Apêndice A). A análise dos dados foi realizada de acordo com as recomendações de Flores (1994) para a codificação e categorização, resultando na formação de 8 categorias agrupadas em 3 metacategorias.
Metacategoria 1: Aprendizagem no local de trabalho (maneira como as pessoas aprendem no local de trabalho). Categorias: Experiências, Interações, e Autoaprendizagem. Metacategoria 2: Tecnologias aplicadas à aprendizagem (ferramentas ou tecnologias digitais utilizadas pelas pessoas no processo de aprendizagem). Categorias: Tecnologias utilizadas, Vantagens, Desvantagens, e Ecossistema de aprendizagem. Metacategoria 3: Aprendizagem em locais de trabalho híbrido (aprendizagem em locais de trabalho presencial e remoto). Categorias: Diferenças, Adaptação, e Experiência de aprendizagem.
Por um lado, se destaca a aprendizagem que ocorre por meio de experiências de trabalho desafiadoras e pela interação social no ambiente de trabalho. Mas por outro lado, mesmo estando disponível, a tecnologia é subutilizada, devido à falta de interação, solidão e distanciamento.
LEE, W. C.; TAN, B. C. Y. Workplace Learning Strategies, Enablers, and Challenges in the Context of Digital Innovation. Journal of Workplace Learning, v. 35 n. 2, p. 192-209, 2023. LIZIER, A. L.; PRICE, O. M.; FRANCISCO, S. Coming to Practice Differently in the Workplace: a practice architectures exploration of workplace learning in times of change. Studies in Continuing Education, 2023. RIGOLIZZO, M. Learning in a hybrid world: new methods for a new workplace. Journal of Business Strategy, 2022.