Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DA GESTÃO DE MARKETING DE INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS BRASILEIRAS: ESTUDO DE CASO DA IG VALE DOS VINHEDO
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Palavras Chave

Indicação Geográfica
Marketing
BPM

Área

Marketing

Tema

Estratégias, Operações e Marketing Internacional

Autores

Nome
1 - Laís Marques da Silva
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Ribeirão Preto
2 - Janaina de Moura Engracia Giraldi
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEA-RP USP
3 - Silvia Inês Dallavalle de Pádua
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - FEA-RP

Reumo

As IGs certificam que determinados produtos apresentam características peculiares decorrentes do local de origem e, assim, proporcionam a estes produtos diferenciais competitivos em determinados nichos de mercado que valorizam essas características. Contudo para isso se faz necessária a correta gestão de marketing, e uma das abordagem que se destaca para otimização de processos organizacionais é a BPM. Desta forma o estudo utilizou a abordagem para indicar melhorias no processo de gestão de marketing da IG Vale dos Vinhedos que é uma das IGs referencias no contexto brasileiro
Problema: Quais são as ações de melhoria no processo de gestão de marketing de uma IG referência no mercado brasileiro? Objetivo: identificar ações de melhoria no processo de gestão de marketing em uma IG referência no mercado brasileiro.
O estudo aborda em seu cabedal teórico os principais de IG, demostrando sua contribuição para agregação de valor a produtos e regiões ao realizar a vinculação entre as características peculiares dos produtos que certifica com o local de origem, em seguida discorre sobre as IGs no contexto brasileiro apresentado as modalidades de registro permitidas IP e DO e em quais aspectos se diferenciam e finaliza apresentando a abordagem BPM que ao realizar a gestão de ponta a ponta da organização contribui para otimização de processos e ganhos de competitividade e eficiência organizacional.
O presente estudo utilizou a abordagem BPM para identificar ações de melhoria no processo de gestão de marketing da IG Vale dos Vinhedos, caracterizando-se como estudo de caso exploratório de caráter qualitativo. A escolha pela IG Vale dos Vinhedos se deu em virtude do destaque que ela apresenta em termos de reconhecimento no mercado, por se tratar de um dos produtos com maior representatividade dentre os produtos brasileiros com IG e por ser primeira IG reconhecida no Brasil (CASTRO; GIRALDI, 2018). A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas em profundidade.
Os resultados indicam que os principais problemas na gestão de marketing da IG Vale dos Vinhedos são acarretados pela desestruturação do processo de gestão de marketing, suas principais lacunas são relacionadas a definição de estratégias e atualização de planejamento. que por sua vez é consequência do quadro funcional reduzido e poucos recursos financeiros da APROVALE, associação detentora da IG. Os resultados indicam também que a APROVALE tem consciência da necessidade de estruturar a gestão de marketing sendo assim as ações de melhoria propostas visam a estruturação da gestão de marketing
A não estruturação do processo de gestão de marketing acarreta nos principais problemas identificados, e isso acontece por falta de recursos financeiros, pequeno quadro funcional, inexistência de um processo de gestão de marketing estabelecido para IGs e o Sebrae do Rio Grande do Sul não trabalhar com a pasta de IG. O que indica a necessidade de que outras instituições ofereçam suporte às IGs para estruturação e gestão de marketing, e de que as entidades detentoras das IGs busquem alternativas para captação de recursos destinados ao marketing.
Utilizou-se estudos que tratam sobre IGs e sobre a abordagem BPM, como por exemplo: ARTÊNCIO, M. M. et al. One step further: application of metabolomics techniques on the geographical indication (GI) registration process. Business Process Management Journal, v. 28, n. 4, p. 1093–1116, 2022. MADDERN, H. et al. End-to-end process management: Implications for theory and practice. Production Planning and Control, v. 25, n. 16, p. 1303–1321, 2014.