Resumo

Título do Artigo

A DIMENSÃO SOCIOMATERIAL DO EMPREENDEDORISMO CULTURAL: O Desafio da Inovação na Comunidade de Saubara
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Palavras Chave

Empreendedorismo cultural
Sociomaterialidade
Rendeiras de Saubara

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
2 - Márcia Luiza Freitas Ganem
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - Administração
3 - Eduardo Paes Barreto Davel
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - EAUFBA

Reumo

Este caso de ensino tem por objetivo suscitar aprendizagem sobre a dimensão sociomaterial do empreendedorismo cultural. O caso é construído com base em uma autoetnografia tendo por campo empírico a experiência de inovação e sociomaterialidade numa comunidade tradicional na Bahia, as Rendeiras de Saubara. Neste processo de reinvenção e inovação sobre conteúdos tradicionais, é possível entender as características, singularidades, desafios e sobremaneira a importância da sociomaterialidade para o empreendedorismo cultural.
Seus objetivos de aprendizagem são: (a) caracterizar o que singulariza o empreendedorismo cultural, b) entender a dimensão sociomaterial do empreendedorismo e sua relevância e (c) entender as singularidades da sociomaterialidade no contexto do empreendedorismo cultural, através da lente sociocultural.
O caso é baseado em informações oriundas de uma autoetnografia realizada pela primeira autora em uma comunidade tradicional de marisqueiras e rendeiras da Bahia. Seguindo 2 fases com suas referentes fontes de informação. Na fase 1 a descrição das experiências, coletando informações oriundas de livros, artigos, jornais e acervo fotográfico da primeira autora, na fase 2, no processo de estranhamento, a partir de entrevistas com as rendeiras, atores da cultura local, esfera pública municipal e estadual.
O caso pode ser utilizado em componentes curriculares sobre empreendedorismo, economia criativa, gestão e produção cultural. Sugerimos o uso do caso em 3 etapas progressivas e sequenciadas. Entretanto, o uso pode ultrapassar essa sugestão e tratar de outras dimensões que também aparecem no conteúdo do caso: (a) empreendedorismo comunitário; (b) design estratégico, (c) práticas sociomateriais em territórios.
Davel, E.P.B., & Cora, M. A. J. (2016). Empreendedorismo cultural: cultura como discurso, criação e consumo simbólico. Políticas Culturais Em Revista, 9(1), 363–397. http://dx.doi.org/10.9771/pcr.v9i1.10035. Ganem, M., & Davel, E.P.B. (2019, novembro). A Sociomaterialidade do Empreendedorismo: Perspectivas e Desafios para o Empreendedorismo Cultural. Anais do XXII Seminários em Administração – SEMEAD, FEAUSP, São Paulo, Brasil, 6-8 Ingold, T., (2002a). The perception of the environment: essays on livelihood, dwelling and skill. London: Routledge.