Resumo

Título do Artigo

O IMPACTO DE INFLUENCIADORAS DIGITAIS EM JOVENS MULHERES NO BRASIL E O DESEJO DE REALIZAÇÃO DE LIPO LAD
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Palavras Chave

influenciador digital/digital influencers
lipo lad/lipo HD
insatisfação corporal

Área

Marketing

Tema

Cultura e Consumo

Autores

Nome
1 - Maria Do Amaral Leopaci
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - FEA - Riberão Preto
2 - Valquiria Padilha
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - FEARP

Reumo

Com a disseminação das mídias sociais, podemos citar o Instagram como a mais utilizada e onde as influenciadoras digitais se fazem presentes entre os consumidores da plataforma. Muitas destas influencidoras divulgam a Lipo LAD, cirurgia conceituada por Hoyos em 2003, e se tornam o principal meio de propagação da cirurgia. Essa forma de exposição da Lipo LAD deve ser estudada como um meio que estimula o desejo para realizá-la quando, principalmente, for associada à insatisfação corporal em relação aos padrões estéticos sociais atuais: um corpo definido e magro.
A literatura consultada possui lacunas em relação a conteúdos que tratam da relação “influenciadora digital - Lipo LAD” como uma questão social e à análises críticas do modus operandi das influenciadoras para convencerem jovens mulheres a realizarem Lipo LAD. Esse estudo procura entender se e como as influenciadoras digitais estão exercendo um papel cada vez maior no desejo de jovens brasileiras para realizarem cirurgias plásticas, principalmente a Lipo LAD.
Fundamentamos a pesquisa em 3 pilares: insatisfação corporal; influenciadoras digitais/Instagram; Lipo LAD. O Instagram é nocivo quando associado à insatisfação corporal, devido à comparação com corpos alheios e a internalização do padrão estético (ALFONSO-FUERTES et al., 2023; SILVA; STEINS, 2023). As influencers contribuem para essa supervalorização de um padrão (PAVAN; SANSONI, 2022). Sendo a Lipo LAD uma cirurgia que modela e deixa os músculos mais aparentes (SPECIMILLE; SILVA, 2021), as influencers que a divulgam podem estar influenciando o desejo de realizá-la, principalmente nas jovens.
Realizamos uma pesquisa qualitativa (PATIAS; HOHENFORFF, 2019), em que utilizamos a técnica de levantamento bibliográfico, aplicamos um questionário online, divulgado em redes sociais e, posteriormente, realizamos entrevistas semiestruturadas individuais (RUBIN; RUBIN, 1995; PATTON, 2002). Por fim, executamos a Análise de Núcleos de Significação (ANS) (AGUIAR; OZELLA, 2006, 2013; AGUIAR; SOARES; MACHADO, 2015), em que constituímos os 3 Núcleos de Significação que foram analisados e interpretados.
Após tabulações e análises, constituímos três Núcleos de Significação e relatamos uma aversão das jovens ao corpo com gordura e uma “frágil” conexão entre magreza e saúde. O padrão estético atual, magro e definido, ficou evidente, assim como a meta de atingi-lo. Esse objetivo cria insatisfações na autopercepção das jovens, que querem mudar seus corpos. As influencers - que mostram intervenções feitas para obter o corpo "perfeito"- muitas vezes representam a meta dessas jovens que acabam, num processo ora consciente, ora incosciente de projeção, se comparando e desejando ter esses corpos.
Concluímos que as influenciadoras digitais são o maior meio de disseminação da cirurgia e têm papel relevante de influência na criação do desejo de realizar cirurgias plásticas, inclusive a Lipo LAD, por meio de imagens e vídeos de "antes e depois", levando as mulheres à comparação de corpos e ao desejo de possuir um corpo que a sociedade estipulou possuir um “capital erótico” (HAKIM, 2010), o que está associado com uma percepção de que seus corpos não estão dentro do padrão estético social.
AGUIAR, W. M. J.; OZELLA, S. Apreensão dos sentidos: aprimorando a proposta dos núcleos de significação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 94, n.236, p. 299-322, 2013. HAKIM, C., Erotic Capital, European Sociological Review, v. 26, n. 5, p. 499–518, 2010. SILVA, R. C.; STEINS, G. Social media and body dissatisfaction in young adults: An experimental investigation of the effects of different image content and influencing constructs. Frontiers in Psychology, [s.l.], v. 14, n. 1037932, p. 1-15, 2023.