Resumo

Título do Artigo

Impacto de curso voltado ao empreendedorismo sustentável sobre a intenção de jovens mulheres de empreender: Uma pesquisa ação.
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Palavras Chave

Empreendedorismo Sustentável
Pesquisa ação
Ensino técnico em Empreendedorismo para Mulheres

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Experiências no ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Ettore de Carvalho Oriol
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO (FGV-EAESP) - Administração Pública e Governo - APG
2 - Eduarda Lara Mendonça Moreira
Universidade de Brasília - Campus Darcy Ribeiro
3 - Rodrigo da Silva Monteiro
-
4 - Cristina Castro-Lucas
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - instituto de ciencias biologicas
5 - Erika de Farias Lisboa
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO (FGV-EAESP) - Administração

Reumo

Empreender é uma decisão que pode garantir uma condição diferenciada para uma pessoa em qualquer sociedade. Além da possibilidade de geração de renda para a própria pessoa, ao empreender, abre-se uma janela de possibilidades, inclusive de geração de renda para outras pessoas e para toda a sociedade. Um empreendedor que alcança sucesso, gera riqueza e renda para diversas outras pessoas, movimentando a economia. No Brasil, pessoas do gênero feminino são maioria no ensino médio (76,4%). Contudo, apenas 54,5% das mulheres têm participação em atividades produtivas e acesso a recursos.
Desenvolver as mulheres que desejam empreender é importante. A falta de acesso das mulheres a recursos e direção de empreendimento, apontam para a necessidade da criação de formas de incentivo ao protagonismo feminino na sociedade. Assim, é importante entender: “Qual o impacto de um curso não universitário voltado para o empreendedorismo entre meninas jovens no nível de intenção de empreender pré-existentes?” Como objetivo, busca-se o entendimento do impacto do programa, voltado para o empreendedorismo em sustentabilidade, na intenção de empreender pré-existente das participantes selecionadas.
Diferentes motivos podem levar os jovens a engajar com o empreendedorismo. Competências emocionais influenciam a decisão de empreender. O desejo de ser dono do próprio negócio também figura como uma alternativa de carreira. Assim, a Autoeficiência (Bandura, 1977), Orientação para o Domínio (Atkinson, 1964; Dweck, 1986) e Autodeterminação (Jeno, Vandvik, Eliassen, & Grytnes, 2019) podem ser uma base para identificar o impacto de cursos direcionados ao empreendedorismo na intenção e empreender, colocando o aluno no domínio central de suas decisões sobre seu futuro profissional.
O método selecionado foi o de pesquisa-ação, com aplicação de um questionário de coleta de dados, divido em 3 seções, uma para cada teoria de base. A análise aplicada foi quantitativa e procurou, por meio de teste estatístico, refutar as hipóteses levantadas durante a revisão de literatura. A aplicação do método foi realizada por Modelagem de Equações Estruturais – SEM. Como a amostra é pequena (n=84), optou-se pelo método SEM-PLS (Strutural Equation Modeling – Partial Least Squares) que garante um ajustamento do modelo mesmo para amostras menores).
O achado principal do estudo foi identificar que o impacto do curso sobre a intenção de empreender entre as participantes foi negativo, ou seja, a intenção anterior ao curso era maior que a intenção após o curso. Esse achado aponta para uma maior consciência dos estudantes sobre o que é empreender e como esse processo pode ser desafiador. Apesar de contrário ao esperado, o resultado faz sentido frente a teoria, pois A Teoria da Autoestima considera que a Autoaceitação é uma elevada necessidade humana
O artigo atingiu o seu objetivo ao responder de forma apropriada a questão de pesquisa. O objetivo também foi atingido, mostrando como um curso sobre empreendedorismo pode melhorar a percepção de mulheres jovens sobre os desafios e a realidade do empreendedorismo no Brasil.
Atkinson, J. W. (1964) An introduction to motivation. Princeton, N. J. D. Van Nostrand Bandura, A. (1977) Self-efficacy: Toward a unifying theory of behavioral change. Psychological Review, 84(3), 191–215. Dweck, C. S. (1986) Motivational processes affecting learning. American Psychologist, 41, 1040–1048. Jeno, L. M., Vandvik, V., Eliassen, S., & Grytnes, J. A. (2019) Testing the novelty effect of an m-learning tool on internalization and achievement: A Self-Determination Theory approach. Computers and Education, 128, 398–413.