Resumo

Título do Artigo

COMO EU VEJO O MEU CURSO: SATISFAÇÃO DISCENTE DOS CURSOS DE TECNOLOGIA DA UFSM
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho

Palavras Chave

Avaliação Institucional
Percepção dos Discentes
Tecnologia

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Planejamento de Ensino (cursos, programas, disciplinas, aulas e avaliação)

Autores

Nome
1 - SABRINA MEDIANEIRA DA SILVA AVILA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - SANTA MARIA
2 - Taiane Keila Matheis
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Santa Maria
3 - Kelmara Mendes Vieira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Santa Maria

Reumo

Avaliação é uma medida continua para revisar e avaliar melhorias, pontos fortes e fracos (Mubayrik, 2020). No contexto educacional, avaliar é um processo formativo, que alimenta e retroalimenta os processos de ensino e aprendizagem, pois permite que professores e estudantes conheçam resultados e regulem processos (Bolzan et al., 2022). Desta forma, a preocupação com a melhoria de indicadores educacionais, a necessidade de melhorar os serviços, rendimento, desempenho e o gerenciamento eficaz dos recursos disponíveis são os propulsores para a avaliação institucional (Bauer, 2019).
Esta pesquisa propõe-se a responder o seguinte problema: Como os discentes dos cursos de graduação do CT avaliam a oferta dos cursos em que estão matriculados? Face esta problemática, o objetivo geral é identificar os determinantes da satisfação dos discentes dos cursos do centro de tecnologia. Dentre os determinantes a serem pesquisados estão a satisfação dos discentes em relação a UFSM; acessibilidade; satisfação quanto a participação em projetos internacionais; infraestrutura predial, de laboratórios e de apoio; atendimento; acervo bibliográfico e responsabilidade ambiental.
As avaliações incluem elementos cruciais para medir resultados e estão ligadas a processos de decisão que atendem a decisões políticas, análise de gastos e na prestação de contas (Mubayrik, 2020). Observa-se que os enfoques das avaliações educacionais apresentam diferentes dimensões (Bravo et al., 2022), sendo que a dimensão satisfação dos alunos e professores é crucial para um processo de aprendizagem bem sucedido e tem uma relação positiva com o envolvimento do aluno e o desempenho acadêmico (Elshami et al., 2021).
Realizou-se uma pesquisa survey com 437 respondentes para análise das percepções sobre a acessibilidade, satisfação quanto a participação em projetos internacionais, infraestrutura, infraestrutura dos laboratórios, atendimento, acervo bibliográfico, responsabilidade ambiental e infraestrutura de apoio. Para a análise de dados foram utilizadas a estatística descritiva, Teste t, análise fatorial e regressão linear.
A satisfação dos discentes do CT em relação se mantem alta, com destaque para a satisfação com o ambiente digital, o acervo bibliográfico e as condições prediais que apresentam as maiores médias. Dentre todos os fatores analisados, o que apresentou a menor média foi oportunidades internacionais dos cursos, o que reforça os achados de Vieira et al. (2021), onde o fator com menor média foi internacionalização. Os fatores que mais influenciam na satisfação são o ambiente digital, a cultura de aprendizagem, a infraestrutura predial e o atendimento na secretaria do curso.
As evidencias indicam uma baixa percepção de internacionalização nos cursos de graduação do Centro de Tecnologia, podendo vir a dificultar a mobilidade estudantil, afetando o crescimento econômico local, o intercâmbio cultural e a competitividade das instituições de ensino superior (Feifei, 2021). A adoção de estratégias que busquem um bom atendimento do aluno e a criação de uma cultura de aprendizagem, bem como a realização de investimentos em tecnologias digitais são importantes fatores para a ampliação dos níveis de satisfação, e, consequentemente, a redução dos índices de evasão.
Bravo, M. H. d. A., Chappaz, R. d. O., Serrao, L. F. S., Arcas, P. H., Munhoz Alavarse, O., & Pimenta, C. O. (2022). Avaliação educacional no Brasil: Artigos acadêmicos de 1997 a 2018. Estudos em Avaliação Educacional, 33, Artigo e08681. Feifei, L. (2021). Construction of international student satisfaction model under the internationalization of higher education: New normal perspective. Turkish Journal of Computer and Mathematics Education (TURCOMAT), 12, 6084-6098. Mubayrik, H. F. (2020). New Trends in Formative-Summative Evaluations for Adult Education. SAGEOpen, 10(3), 215824402094100.