Resumo

Título do Artigo

ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO SOCIAL, ATORES E PAPÉIS FUNDANTES: uma revisão sistemática
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho

Palavras Chave

Inovação social
Atores
Ecossistema

Área

Gestão da Inovação

Tema

Redes, Ecossistemas e Ambientes de Inovação

Autores

Nome
1 - JULIA PIRES SILVA CARVALHAES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT) - Cuiabá-MT
2 - Ivana Aparecida Ferrer Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT) - Departamento de Administração
3 - Pâmela Ingrid Simioni Costa
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) - São Paulo

Reumo

A inovação social (IS) está relacionada ao desenvolvimento de novas ideias para potencializar a condição socioeconômica e ambiental de uma coletividade. Encarando problemas públicos como pobreza, desigualdade e exclusão. A operacionalização da IS se revela uma realidade difusa, pois cada região possui suas próprias características e dinâmicas. Compreender os atores envolvidos e seus respectivos papéis, pode vir a subsidiar as soluções para esses problemas coletivos multidimensionais e complexos. Há mecanismos e arranjos institucionais que podem fortalecer a IS, os ecossistemas (EIS).
Diante da urgência em que se busca otimizar os EIS nas regiões, levanta-se o seguinte questionamento: Até que ponto a atuação dos atores pode subsidiar os territórios em solucionar seus problemas coletivos? Assim, o objetivo geral desta pesquisa é identificar os atores e seus papéis no estímulo à inovação social, por meio de uma revisão sistemática de literatura (RSL), a partir da base da Scopus®.
A fundamentação teórica aborda a evolução do conceito de Inovação Social e apresenta os atores fundamentais e seus respectivos papéis nesse contexto. O texto discute a importância da inovação social na resolução de problemas coletivos e destaca a necessidade de compreender o ecossistema de inovação social para promover a efetividade na atuação dos atores. Apresenta atores e papéis recorrentes na literatura. Além disso, são mencionados os desafios globais enfrentados pela sociedade e a importância dos arranjos institucionais na implementação de iniciativas tecnológicas.
Ressalta a lacuna de estudos sobre as tipologias do Ecossistema de Inovação Social nos territórios, destacando que cada região possui suas próprias características e responde de forma distinta aos problemas complexos e multidimensionais, sendo de extrema importância compreender essas peculiaridades para promover de maneira efetiva. Também menciona a existência de estudos e análises que auxiliam na solução dos problemas coletivos e destaca como alguns países aplicam esses conhecimentos para atender às necessidades de suas populações.
Por meio de uma revisão sistemática da literatura, foi possível identificar os atores fundantes dos EIS e compreender como eles contribuem para a solução de problemas coletivos nos territórios. A pesquisa ressalta a necessidade de colaboração, diálogo e acesso a recursos e oportunidades como melhores práticas para o desenvolvimento de um ecossistema de inovação social efetivo. Também destaca a importância de construir sobre trabalhos já realizados e identificar possíveis lacunas a serem exploradas para avançar no conhecimento sobre inovação social.
ALVES, G.; RIBEIRO, J.; SANTOS, L. Inovação social: conceitos, práticas e desafios. Revista Lusófona de Estudos Culturais, v. 3, n. 2, p. 203-219, 2017. ANDION, C.; ALPERSTEDT, G. D.; GRAEFF, J. F. Social innovation ecosystems, sustainability, and democratic experimentation: a study in Florianopolis, Brazil. Revista de administração pública, v. 54, n. 1, p. 181–200, 2020. PHILLIPS, R.; HALL, S. J. M. Innovation in social entrepreneurship: a systematic review and future research agenda. Innovation: Organization & Management, v. 21, n. 4, p. 357-381, 2019.