Resumo

Título do Artigo

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DOS ENFERMEIROS DE UM HOSPITAL PRIVADO EM PORTUGAL NO CONTEXTO DA PANDEMIA COVID-19
Abrir Arquivo
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Qualidade de vida no trabalho
Enfermeiros
Portugal

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Bem-estar e Mal-estar no trabalho

Autores

Nome
1 - Marlene Neves Peixoto Fernandes
Atlântico Business School - Porto
2 - Silvio Roberto Stefani
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO - Guarapuava
3 - Marcia Aparecida Zampier
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE (UNICENTRO) - Irati
4 - Lucas Charão Brito
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - PPGA

Reumo

Segundo a Organização Mundial de Saúde - OMS (WHOQOL Group, 1994), qualidade de vida (QVT) é a percepção de um indivíduo sobre a sua posição na vida no contexto da cultura e dos sistemas de valor em que vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações. Indicadores padrão da qualidade de vida incluem o emprego, saúde (em geral), saúde mental, educação, segurança, entre outros.
o problema de investigação destaca a seguinte questão: Quais os aspectos de satisfação e ou insatisfação da qualidade de vida no trabalho dos Enfermeiros em um Hospital em contexto da Pandemia por COVID-19? Assim, para dar resposta a esta questão, o estudo apresenta como objetivo geral compreender os aspectos de satisfação/insatisfação da qualidade de vida no trabalho dos Enfermeiros de um hospital privado em Portugal.
A satisfação e a insatisfação são parte de um processo dinâmico, os colaboradores de uma organização podem estar satisfeitos com determinada situação e insatisfeitos com outra. Relações interpessoais entre os membros de uma equipe, condições de trabalho, organização dos serviços, divisão de tarefas, direitos dos trabalhadores, motivação (ou falta dela), segurança no trabalho, são aspetos que podem influenciar a satisfação e a insatisfação dos colaboradores. A satisfação/insatisfação gera consequências para a organização, interferindo na produtividade, na qualidade do serviço ao cliente, no amb
A nova forma de organização do trabalho deve defender um equilíbrio ideal entre as exigências técnicas de emprego e as necessidades sociais das pessoas que realizam o mesmo. A qualidade de vida no trabalho poderá ter associação direta e indireta com o bem-estar biopsicossocial organizacional e espiritual de grande parte da população que está no mercado de trabalho (BRITO; LOPES; LIMONGI-FRANÇA, 2022).
Realizou uma pesquisa qualitativa, por meio de entrevista a dez enfermeiros, fez análise de conteúdo, observação direta e registo em diário de campo. Identificou como principais resultados: cansaço físico e emocional, distúrbios do sono; presença de EPI’s em quantidade satisfatória; formação em serviço insuficiente; bom apoio das chefias; bom ambiente relacional; bom sentido de entreajuda na equipe multidisciplinar.
Concluiu-se assim, que o impacto da pandemia por COVID-19 foi significativo na qualidade de vida pessoal e profissional dos Enfermeiros, causando desafios físicos e mentais devido à elevada procura por cuidados de saúde. Portanto, a oferta de suporte emocional e melhoria nas condições de trabalho podem ajudar a melhorar a QVT dos Enfermeiros.
LIMONGI-FRANÇA, A. C. A abordagem biopsicossocial e organizacional BPSO de QVT. In: TAVEIRA, I. M. R.; LIMONGI-FRANÇA, A. C.; FERREIRA, M. C. (Org.). Qualidade de vida no trabalho: estudos e metodologias Brasileiras. Editora CRV: Curitiba, 2015. MACARIO, M.; ACUNHA, A. M. O.; SANTANA, P. S. Avaliação do modelo BPSO-96 de QVT - qualidade de vida no trabalho, aos colaboradores uma IES - Instituição de Ensino Superior. Brazilian Applied Science Review. Curitiba, v. 2, n. 6, Edição Especial, 2018