Resumo

Título do Artigo

O ORGANIZAR INCLUSIVO PARA UMA CIDADE CRIATIVA À LUZ DA ESTRATÉGIA COMO PRÁTICA: o projeto Fortaleza Cidade Criativa do Design da UNESCO
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Palavras Chave

Cidades Criativas
Estratégia como Prática
Organizar (organizing) Inclusivo

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Abordagens sociais, cognitivas e comportamentais em Estratégia

Autores

Nome
1 - Rodrigo Ábnner Gonçalves Menezes
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - PPGA
2 - Ana Silvia Rocha Ipiranga
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - PPGA
3 - Carlos Cesar de Oliveira Lacerda
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - PPGA
4 - FELIPE KAISER FERNANDES
Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS) - LAP, Ehess-CNRS (UMR 8177)

Reumo

A vocação histórica da capital cearense de Fortaleza com o setor têxtil, bem como a relevância da sua economia criativa no segmento do design, levou-a a receber o título de Cidade Criativa do Design, através da Rede de Cidades Criativas da UNESCO. No entanto, Fortaleza apresenta índices crescentes de desigualdades socioeconômicas que implicam em desafios para o livre exercício social, econômico e cultural da maior parte da sua população.
Fortaleza possui altos níveis de desigualdade social que leva a reflexões sobre como uma cidade criativa do design poderia organizar ações e projetos para combater este problema por meio da economia criativa. Desta forma, o objetivo deste artigo é analisar, por meio da lente teórica da estratégia como prática, o processo de elaboração e implementação do Projeto Fortaleza Cidade Criativa do Design, chancelado pela UNESCO, e seus efeitos no organizar (organizing) para uma cidade mais inclusiva.
A principal perspectiva teórica articulada foi a da Estratégia como Prática (WHITTINGTON, 1996), que foi utilizada para compreender os processos estratégicos do desenvolvimento e implementação do projeto de candidatura. No contexto desta perspectiva teórica, foram enfatizados os processos de strategizing urbanos guiados pelas características culturais da cidade (WÅHLIN et al., 2016) e o seu organizar (CZARNIAWSKA, 2008) para uma cidade criativa e inclusiva (SASAKI, 2001).
Esta pesquisa apoia-se principalmente nos procedimentos do método da Grounded Theory propostos por Charmaz (2006), visto que esta autora apresenta o método sob uma perspectiva teórica interacionista simbólica, fundamentando-a sob a égide do construcionismo social. Uma das principais características de tal método é que o processo de análise é inseparável da etapa de coleta dos dados, sendo possível o pesquisador retornar a campo em momentos distintos e ajustando o seu roteiro (no caso de entrevistas, por exemplo) a partir dos seus achados (CHARMAZ, 2006).
Diante do exposto, os principais eixos temáticos analisados demonstram que os processos do organizar (organizing) do Projeto Fortaleza Cidade Criativa do Design da UNESCO foram baseados inicialmente em um conjunto de práticas estratégicas abertas, culturalmente orientadas e de característica relacional em co-criação, mobilizando uma ampla rede de relacionamentos. Contudo, embora a cidade tenha organizado práticas para um organizar (organizing) inclusivo, os achados desta pesquisa demonstram que estas ainda não são suficientes e outras são necessárias.
Embora a cidade tenha organizado práticas para um organizar (organizing) inclusivo, os achados desta pesquisa demonstram que estas ainda não são suficientes e outras são necessárias, tais como: projetos que considerem as habilidades das pessoas nas comunidades e não apenas a oferta de subemprego; valorização das pessoas em comunidades vulneráveis nos espaços marginalizados da cidade, indo além dos espaços que formam o Distrito Criativo; e oferecer momentos de escuta para refletir sobre o que a população que vive em áreas vulneráveis tem a dizer sobre a organização da economia criativa.
CHARMAZ, Kathy. Constructing grounded theory: A practical guide through qualitative analysis. sage, 2006. CZARNIAWSKA, B. A theory of organizing. Cheltenham: Edward Elgar Press, 2008. SASAKI, Masayuki. The Challenges for Creative Cities. Tokyo: Iwanami Shoten, 2001. WÅHLIN, Nils et al. Urban strategies for culture-driven growth: Co-creating a European capital of culture. Edward Elgar Publishing, 2016. WHITTINGTON, Richard. Strategy as practice. Long range planning, v. 29, n. 5, p. 731-735, 1996.