Resumo

Título do Artigo

Mitigação dos resíduos de empresas de serviços de manutenção mecânica e sua relação com o desempenho organizacional
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho

Palavras Chave

Sustentabilidade
Gestão ambiental
Estratégia.

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - Gabriel Juliano França
UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE (UNIARP) - Caçador
2 - Ivanete Schneider Hahn
UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE (UNIARP) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Sociedade

Reumo

A preocupação com o meio ambiente além de ser necessária para o bem da humanidade e do planeta, também trazer benefícios para a empresa, agregando valor e podendo melhorar a imagem da organização, tornando-a bem-vista na sociedade como uma empresa com práticas sustentáveis, o que é um grande diferencial para qualquer negócio (BÁNKUTI; BÁNKUTI, 2014). Com as oficinas mecânicas automotivas não é diferente, uma vez que este tipo de empresa produz resíduos que são nocivos do ponto de vista ecológico (PROVENSI et al., 2019).
Este artigo se destina a identificar estratégias sustentáveis de mitigação de resíduos capazes de gerar vantagem competitiva para as empresas de serviços de manutenção e reparação mecânica.
Diversas pesquisas, principalmente recentes, vêm sendo conduzidas sobre as estratégias para sustentabilidade das empresas, em âmbito geral (RICHTER et al., 2022) (AYARKWA et al., 2022; GLEIM et al., 2023; LOPEZ; RANGEL; FERNÁNDEZ, 2022); (ADOMAKO; TRAN, 2022); inclusive versando sobre estratégias de sustentabilidade, inovações ambientais e sociais e seus efeitos no desempenho da empresa (HERMUNDSDOTTIR; ASPELUND, 2022).
O estudo foi conduzido em nove empresas de serviços de manutenção e reparação mecânica localizadas na região meio oeste de Santa Catarina, sendo um estudo quantitativo quanto a natureza, descritivo quanto ao objetivo, e quanto ao delineamento é uma pesquisa survey. A técnica de coleta de dados utilizada foi o questionário estruturado, e seus dados foram analisados por meio de análises quantitativas.
Os resultados evidenciam que: (1) os principais resíduos são: pneus, câmaras, resíduos de óleo, filtro de óleo, estopas, peças metálicas, papel, plástico, papelão, embalagens contaminadas, óleo usado; (2) há uma média geral alta na mitigação dos resíduos pelas empresas; (3) as empresas possuem uma alta percepção de desempenho financeiro e média percepção de desempenho de mercado; (4) a mitigação dos resíduos se correlaciona com o desempenho financeiro.
Percebe-se que empresas que se preocupam com a destinação correta dos resíduos e não se expõem ao risco de receberem multas que possam prejudicar seu desempenho financeiro, e ainda mantém uma boa reputação com relação as boas práticas ambientais.
ADOMAKO, S.; TRAN, M. D. Sustainable environmental strategy, firm competitiveness, and financial performance: Evidence from the mining industry. Resources Policy, v. 75, n. December 2021, p. 102515, 2022. AYARKWA, J. et al. Sustainable building processes’ challenges and strategies: The relative important index approach. Cleaner Engineering and Technology, v. 7, 2022. HERMUNDSDOTTIR, F.; ASPELUND, A. Competitive sustainable manufacturing - Sustainability strategies, environmental and social innovations, and their effects on firm performance. Journal of Cleaner Production, v. 370, 2022