Resumo

Título do Artigo

Perifa Alimenta: um relato de saberes práticos e saborosos
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Palavras Chave

Comportamento do consumidor
Cultura alimentar
Coletivo Perifa Alimenta

Área

Artigos Aplicados

Tema

Marketing

Autores

Nome
1 - Ricardo Zagallo Camargo
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) - São Paulo
2 - Marcelo Ermini
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) - Pós Graduação
3 - Renan Nogueira Silva
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) - São Paulo
4 - Tatiana Bumachar Carvalho
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) - mpcc
5 - Luana Lopes de Oliveira
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) - TECH

Reumo

Em sintonia com a proposta do tema Marketing na área de Artigos Aplicados, relatamos aqui ações de marketing e comunicação desenvolvidas numa situação real enfrentada por uma organização. Mais especificamente o trabalho de um grupo de estudantes e docente de um Mestrado Profissional realizado para e com a equipe do Coletivo Perifa Alimenta, um coletivo de mulheres que trabalham com aproveitamento total de alimentos e produtos agroecológicos. Situada no âmbito da economia circular, a iniciativa tem sede no Espaço Cultural Jardim Damasceno na Brasilândia, bairro da região Noroeste de São Paulo.
A Brasilândia caracteriza-se por ser um espaço entre o urbano e o rural. Metade do distrito é composto pela Área de Preservação Ambiental da Serra da Cantareira e produtores(as) agrícolas de pequeno porte, e a outra metade por assentamentos precários e altos índices de vulnerabilidade social. Assim como outras áreas periféricas de São Paulo, convive com baixo acesso a alimentos saudáveis e nutritivos. Nesse contexto o Perifa Alimenta trabalha com o aproveitamento total de alimentos, Plantas Alimentícias Não-Convencionais e embalagens agroecológicas, para atuar como Ponto de Cultura Alimentar.
Com abordagem qualitativa, e o diagnóstico abrangeu o coletivo Perifa Alimenta e também instituições, organizações e atores envolvidos no setor alimentício, em especial no que tange à construção da confiança alimentar, da qual decorrem as possibilidades de crescimento sustentável e sucesso financeiro do Coletivo. A coleta de dados incluiu visita técnica, rodas de conversa, e-mails e mensagens de whatsapp, documentos e relatórios internos e promocionais do projeto. A situação problema envolve o fomento ao acesso a uma cultura alimentar saudável, aliada à geração de renda local.
A apresentação elaborada pela equipe da IES, com a colaboração e aval das representantes e “clientes” do Coletivo funcionará também como uma ferramenta de trabalho e avaliação dos avanços pretendidos. Foram priorizadas ações junto a públicos e produtos com maior potencial de mercado, envolvendo: desenvolvimento de embalagens, e de territórios de comunicação (começando com propostas para o Instagram). Tais ações, além do impacto imediato, gerarão efeitos positivos a médio e longo prazo, no sentido das mudanças desejadas nos hábitos alimentares locais e da sustentação financeira do Coletivo.
Como resultados já alcançados podemos mencionar: o cumprimento dos objetivos da disciplina Práticas Inovadoras no âmbito do Stricto Sensu; a sistematização da prática e de opções artesanais de comunicação e embalagem, que serão desdobradas em duas oficinas; a contratação da equipe do Perifa Alimenta para fornecer produtos para o café da manhã de evento na IES, que pode ser considerada uma espécie de piloto para atender empresas; avanço em parcerias estratégicas internas e externas do Mestrado Profissional.
Podemos elencar pelo menos três contribuições tecnológico-sociais. A primeira refere-se a soluções oferecidas para a situação-problema, que podem servir para ajudar outros coletivos que passem pelos mesmos desafios. A segunda se dá no âmbito da integração entre Stricto Sensu e Graduação, e da troca de conhecimentos práticos e teóricos entre participantes do Coletivo e do Instituto e estudantes e docentes da IES, numa relação horizontal, que busca a simetria entre os saberes envolvidos. A terceira se dá no âmbito da difusão de conhecimentos por meio de publicações em diferentes formatos.