Resumo

Título do Artigo

As Atividades de Inovação das Micro e Pequenos Empresários: Uma Análise da Capacidade de Comercialização no Interior do Estado Pernambucano
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Palavras Chave

Inovação
Micro e pequenos empresários
Capacidade de Comercialização

Área

Gestão da Inovação

Tema

Tecnologia e Sustentabilidade, Inovação e Sociedade

Autores

Nome
1 - GISELLE DE MELO SIQUEIRA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Campus - Agreste

Reumo

As organizações de todos os setores buscam a inovação para garantir o seu sucesso nos mercados (SAUNILA, 2019).A maioria das pesquisas remetem ao estudo tradicional das inovações das grandes empresas, que contam com uma estrutura de gerenciamento superior, com facilidades de acesso a tecnologias (KIM; PARK; PAIK, 2018). Dessa forma, Zawislak et al. (2012, 2013, 2014) compreendeu que o desenvolvimento das capacidades de inovação seria importante para avaliação da inovatividade, visto que nem todas as organizações possuem acesso aos recursos tecnológicos e financeiros.
Segundo dados do SEBRAE (2020), os pequenos negócios empresariais são formados pelas micro e pequenas empresas (MPEs) e pelos microempreendedores individuais (MEI). Atualmente, existem cerca 6,4 milhões de estabelecimentos. Desse total, 99% são micro e pequenas empresas (MPEs). Busca-se, portanto, complementar os estudos que se focam nas limitações típicas das MPEs no desenvolvimento das capacidades de inovação, analisando a habilidade e de comercialização, e como o gestor faz para aprendê-los, desenvolvê-los e adaptá-los às suas dificuldades no cotidiano de atuação.
O conceito das capacidades de inovação foi evidenciado por Reichert, Camboim e Zawislak (2015) e Zawislak et al. (2012, 2013, 2014), e desde então difundido como uma extensão da proposta das capacidades dinâmicas. Por meio do desenvolvimento das quatro capacidades, as organizações se tornarão mais competitivas e inovadoras. A teoria questiona os atuais estudos sobre as inovações que privilegiam os estudos das grandes organizações que focam P&D, patentes, tecnologia, etc., e, como tal, acabam negligenciando os estudos voltados a outras empresas que não pertencem a esse nicho de mercado.
O objetivo da pesquisa é analisar como a Capacidade de Comercialização contribui para a inovação das micro e pequenas empresas, elegendo como sujeitos de pesquisa os gestores dessas empresas. O presente estudo será caracterizado como descritivo, com abordagem qualitativa básica. Quanto à estratégia de coleta dados, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas contendo perguntas abertas com a utilização da análise de conteúdo de Bardin (2011).
A pesquisa interage diretamente com os participantes, no qual buscou se identificar as ações do micro e pequenos empresários que contribuem para a capacidades de comercialização dos produtos e serviços. O estudo demonstrou os principais achados desenvolvidos pelos os gestores: boa relação com os clientes; uso de pesquisa de satisfação; critérios de escolhas de fornecedores; parcerias com fornecedores e concorrentes.
A pesquisa demonstrou que os micro e pequenos empresários estudados conseguem, diante das rotinas e do ordinário da sua gestão, desenvolver competências referentes à Capacidade de Comercialização em seus negócios, uns com mais intensidade e outros com menos. As formas que os gestores lidam com seus negócios podem ser influenciados por uma série de fatores, como conhecimento, setor em que a empresa atua e características do mercado regional.
PUFAL, N.; ZAWISLAK, P. A.; VONORTAS, N. The process of building innovation capabilities: success and failure of Brazilian manufacturing firms. 18TH INTERNATIONAL SCHUMPETER SOCIETY CONFERENCE 2021. Anais...Roma: 2021. ZAWISLAK, P. A. et al. Innovation Capability: From Technology Development to Transaction Capability Innovation Capability: From Technology Development to Transaction Capability. Journal of Technology Management and Innovation, v. 7, n. 2, p. 14–27, 2012.