Resumo

Título do Artigo

UMA ANÁLISE DAS TENDÊNCIAS DE TREINAMENTO NO CONTEXTO DA PANDEMIA COVID-19 EM EMPRESAS DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Treinamento
COVID-19
Tendências

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Políticas, Modelos e Práticas de Gestão de Pessoas

Autores

Nome
1 - Vera Lúcia da Conceição Neto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES) - Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE)
2 - Nathan Pompermayer
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES) - Goiabeiras

Reumo

A pandemia da COVID-19 (Coronavirus Disease 2019) provocou uma crise sanitária seguida por grave crise social, econômica e política, atingindo agressivamente a realidade do trabalhador e suas relações de trabalho (MORAES, 2020). No período pré-pandemia, parte das necessidades de aprendizagem dos trabalhadores relacionava-se com os requisitos do cargo e as demandas das próprias organizações. Nesta perspectiva se faz necessário o entendimento das novas tendências do T&D nas organizações.
Diante disto, justifica-se o interesse pelo tema e a pesquisa pretendeu responder a seguinte questão: quais são ou serão as práticas adotadas nos treinamentos de qualificação profissional em empresas capixabas, no contexto da pandemia COVID-19? Apresenta como objetivo geral: identificar as principais práticas atuais e futuras nos treinamentos de qualificação profissional em organizações capixabas no contexto da pandemia de COVID-19.
O papel do treinamento e do desenvolvimento também se expandiu e agregou o termo “Educação” no final do século XX, após o surgimento das concepções sobre Educação corporativa. A Educação é entendida como “processos pelos quais as pessoas adquirem compreensão do mundo”, e ao ser direcionada ao trabalho é compreendida como “a aprendizagem que visa preparar o indivíduo para um trabalho diferente, porém identificado como um futuro próximo” (MOURÃO, 2019, p. 666). Então, utiliza-se o termo TD&E em processo de consolidação no século XXI, abarcando as mudanças tecnológicas.
A pesquisa foi qualitativa com entrevistas semi-estruturadas com duas empresas de grande porte.. A análise dos dados foi a análise de conteúdo.
Os principais resultados obtidos foram que no período pré-pandemia, algumas empresas já faziam os treinamentos online em menor montante que os presenciais. Porém, a pandemia potencializou a mudança dos treinamentos presenciais para modelos em formato online e de Educação a distância (EAD). O conteúdo enfocou a aprendizagem e a comunicação (como eu aprendo e me comunico a distância), a tecnologia (alfabetização digital), trabalho remoto e comunicação (officeless), trabalho remoto e saúde mental, ferramentas de aprendizagem assíncrona (vídeos e quiz) e síncrona (Kahoot, jogos no mentimete
O estudo propôs a análise das principais tendências do treinamento e desenvolvimento no contexto da pandemia da Covid-19, em foram considerados dados do período antes, durante, e o futuro do T&D nas organizações. As futuras tendências de T&D serão o formato híbrido para retirar as pessoas de ambientes de risco e adotar posições de cargos elegíveis para permanência em casa. As configurações dessas práticas focaram o home-office, a quantidade de trabalhos online e a gestão remota.
ABBAD, G. S.; LEGENTIL, J. Novas demandas de aprendizagem dos trabalhadores face à pandemia da COVID- 19. In: MORAES, M. M. (org.). Os impactos da pandemia para o trabalhador e suas relações com o trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2020. p. 45-57. (Coleção O trabalho e as medidas de contenção da COVID-19: contribuições da Psicologia Organizacional e do Trabalho, v. 2).