Resumo

Título do Artigo

A ESCALABILIDADE E OS CUSTOS DE TRANSAÇÃO PARA OS MODELOS DE NEGÓCIOS DE ECONOMIA CIRCULAR NAS ORGANIZAÇÕES CLEANTECH
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho

Palavras Chave

Escalabilidade
Custos de Transação
Economia Circular

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Internacional e Globalização

Autores

Nome
1 - Matheus Noronha
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) - Programa Internacional de Gestão Internacional de Empresas
2 - Letícia Jahn Souza
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - Florianópolis
3 - Rosemeire de Souza Vieira Silva
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) - São Paulo
4 - Fernanda Cahen
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) - São Paulo
5 - Priscilla Bidin da SIlva
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) - São Paulo

Reumo

As empresas que escalam diferem-se das demais pois possuem modelos de negócios de base digital e tecnológica e tendem a superar ciclos organizacionais de forma célere, reduzindo os seus custos na mesma proporção que seu crescimento (Piaskowska et al., 2021; Reuber, Tippmann Monaghan, 2021; Mihailova, 2021). A literatura identifica caminhos para o rápido crescimento das organizações configura-se a partir de atividades de aquisição de organizações, inovação, graus de digitalização e financiamento (Li & Agarwal, 2017).
A lacuna de pesquisa que este trabalho busca preencher reside em compreender a integração entre escalabilidade e Custos de Transação (CT) (Giustzero et al, 2023), uma vez que a redução e transação destes custos podem afetar a dinâmica do desenvolvimento de negócios de Economia Circurlar (EC) nas organizações (Noronha et al, 2022). O artigo responde: “Como a Escalabilidade e suas Atividades podem reduzir CT no Desenvolvimento de Modelos de Negócios de EC.
Piaskowska et al. (2021) e Giustiziero et. al. (2021) observaram que empresas realizam algumas das suas atividades de escalabilidade e combinam recursos e capacidades digitais que implicam na redução de CT. Estas atividades apoiam o hipercresimento reduzindo custos e distâncias geográficas a partir da digitalização de processos. Transações comerciais específicas baseadas em plataformas digitais, novas tecnologias que utilizam IA e IoT e soluções descentralizadas para criar um modelo de negócio que reduzem as incertezas e ampliam a eficiência econômica sustentável dos produtos e serviços.
O artigo é baseado em um estudo de caso múltiplo com doze empresas e 18 entrevistados de altos níveis de gestão em empresas Cleantech. As entrevistas foram semiestruturadas, e ocorreram durante o período de (Setembro) de 2021 e (Março) de 2023. Para seleção das empresas utilizamos os critérios: I) ser uma empresa Cleantech II) Utilizar tecnologias digitais em suas operações e no desenvolvimento de produtos e serviços e III) ter a disposição de empreendedores da alta gestão com fortes influências na empresa.
A Proposição Central: A escalabilidade e suas atividades podem reduzir CT no desenvolvimento de modelos de negócios de EC. Demonstramos que a escalabilidade reduz CT por meio de tecnologias como IA e IoT. Isso advém de competências digitais que são trabalhadas através de capacidades de automatizar uma organização devido altos níveis de digitalização e orientação de empresas Born Digital para criar capacidades específicas. Ao utilizar as tecnologias que reduzem CT, as organizações entrevistadas demonstram que podem gerar serviços e produtos visando o meio ambiente e sociedade.
Nosso estudo demonstra a alta associação entre escalabilidade e os CT, ratificando que ao escalar a empresa automaticamente transaciona custos, porque utilizam processos digitais que fornecem maior capilaridade de personalização e alcance virtual para seus clientes. A EC, apresentou-se como uma categoria que é premissa básica ao investigar organizações de tecnologia limpa, pois a maior parte das soluções diagnosticada tem seu foco em criar modelos de negócios que viabilizam acesso a energia limpa. a proposição central da pesquisa foi validada e atendida a partir do detalhamento do modelo.
Como contribuição científica apresentamos: a) os antecedentes necessários para a realização das atividades de escalabilidade, bem como o resultado da relação entre Escalabilidade, CT; b) como empresas proporcionam efeitos para o desenvolvimento econômico reconhecidos pela literatura como Green Spillovers, colaborando para atração e investimento para a infraestrutura. Como contribuição prática, o modelo apresentado pode ser considerado como um roadmap para representação visual das etapas antecedentes e posteriores da escalabilidade das organizações.