Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DA RESPONSABILDIADE SOCIAL E SUA RELAÇÃO COM O DESEMEPNHO FINANCEIRO DE EMPRESAS SITUADAS EM PAÍSES DE ECONOMIAS EMERGENTES
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Desempenho financeiro
Responsabilidade social
Economias Emergentes

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Responsabilidade Social Corporativa (RSC)

Autores

Nome
1 - MARIA PAULA ROVETTA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES) - MESTRADO PROFISSIONAL EM ENGENHARIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
2 - Karinie Meire Costa
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES) - Goiabeiras
3 - ELIZEU MARIA JUNIOR
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES) - Goiabeiras - Vitória
4 - Michele Monteiro Lirio Maria
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis

Reumo

O pensamento sustentável e a legitimação das práticas empresariais têm incorporado questões voltadas para o comportamento ético e responsável na tomada de decisões. Nesse contexto, a responsabilidade social corporativa (RSC) tornou-se mediadora das políticas e práticas empresariais relacionadas aos benefícios sociais e ambientais, levando ao comportamento socialmente responsável por meio da implementação de regras, criação de departamentos e códigos.
Analisar se existe relação positiva ou negativa das práticas da RSC com o desempenho financeiro, considerando o desempenho do ponto de vista operacional e de mercado.
Conceituando responsabilidade social corporativa Desempenho social e financeiro Com hipóteses: H1 – As estratégias de Responsabilidade Social Corporativa têm relação positiva com o Desempenho Financeiro.
Incialmente foi analisado as variaveis de RSCENV para os índices ambientais, RSCGOV para os índices de governança e RSCSOC para os índices sociais com o desempenho ROA e com o desempenho QT para analisar o impacto de cada índice sobre o desempenho da empresa.
Foi realizada a estatística descritiva das variaveis do estudo seguido da análise separada. A variável RSCGOV e RSCSOC não apresentaram significância estatística, já a variável RSCENV apresentou significância estatística.
Este estudo analisou a relação das práticas de RSC com o desempenho financeiro, constatando uma relação positiva e significativa apenas para o desempenho de mercado, em contraste com a variável RSCENV, enquanto a variável RSCGOV não mostrou significância. Os resultados sugerem a importância da divulgação dos resultados sociais por meio de relatórios e demonstrativos para compreender os benefícios financeiros gerados.
ABBOTT, W. F.; MONSEN, R. J. On the measurement of corporate social responsibility: Self-reported disclosures as a method of measuring corporate social involvement. Academy of management journal, v. 22, n. 3, p. 501-515, set., 1979. DOI: https://doi.org/10.5465/255740. ALEXANDRINO, T. C. Análise da relação entre os indicadores de desempenho sustentável (ESG) e desempenho econômico-financeiro de empresas listadas na [B]³. 2020. 71f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38600.