Resumo

Título do Artigo

GESTÃO ESTRATÉGICA EM SERVIÇOS PROFISSIONAIS: um estudo no campo da advocacia
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Palavras Chave

Advocacia
Empresas de serviços profissionais (ESPs)
Gestão estratégica

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Processo Estratégico nas Organizações

Autores

Nome
1 - Antonio Edigleison Rodrigues de Brito
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria - PPAC
2 - Sandra Maria dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade
3 - Augusto Cézar de Aquino Cabral
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC
4 - Robson Silva Soe Rocha
Århus University - Department of Management

Reumo

As empresas de serviços profissionais (ESPs) prestam um serviço pessoal com alto nível de domínio técnico especializado, aplicado na solução de problemas específicos. Quando comparadas a outros serviços, ESPs possuem singularidades organizacionais que tornam inadequada a aplicação de definições e teorias tradicionais da administração. Ademais, o serviço profissional tem se padronizado com valores corporativos, aumentando o interesse de pesquisas na área. Todavia, o conceito de gestão estratégica de ESPs permanece elusivo, carecendo de sistemática integração e organização da pesquisa no tema.
Considerando o gap atinente à gestão estratégica das ESPs, este estudo visa responder a seguinte questão de pesquisa: Como ocorre a gestão estratégica de empresas de serviços profissionais do ramo advocatício? Para tanto, definiu-se como objetivo investigar como ocorre a gestão estratégica das ESPs do ramo advocatício.
A pesquisa da gestão estratégica no contexto dos serviços profissionais, embora incipiente, é abrangente e multifacetada, pelo que Skjølsvik, Pemer e Løwendahl (2017) criaram um modelo integrado de gestão estratégica próprio às ESPs, formado por 9 elementos divididos em três focos: interno, composto pela organização interna, gestão do conhecimento, estratégias de RH e arquétipo; externo, tido pelo ambiente institucional e internacional, estratégia de mercado e de cliente e pelas fusões e colaborações; e, confluindo dos anteriores, o intermediário, fincado na análise estratégica e inovação.
O estudo é qualitativo, exploratório e descritivo, realizando-se estudo de caso. Utilizou-se entrevista semiestruturada, cujo roteiro se pautou no modelo teórico estudado, totalizando 20 perguntas, aplicando-o com gestores de 9 escritórios advocatícios, gravando-se o ato. Os dados foram transcritos em duas etapas, inicialmente por inteligência artificial, seguido pela checagem do pesquisador para fins de correção de erros e desnaturalização da transcrição. Ao final, procedeu-se com a análise de conteúdo para categorização, inferindo-se a ocorrência de saturação parcial.
A pesquisa revelou a composição dos 9 elementos da gestão estratégica nos sujeitos investigados, identificando-se a aplicação de cada um deles em seus respectivos níveis de análise. No foco interno, ressalta-se que o arquétipo representou o movimento dinâmico de mudanças organizacionais. Já no foco externo, divergindo da literatura, o ambiente institucional pouco influiu na atividade dos sujeitos, inferindo-se a profissionalização das organizações e os impactos de sua expansão. E no foco intermediário, percebeu-se tanto a relevância da análise estratégica quanto a adoção inovações.
O estudo mostrou que o foco interno contempla uma organização interna com ampla estrutura de funções, pautada na divisão do trabalho, em fluxos de rotinas e na cultura organizacional, fator que impacta a gestão do conhecimento e as estratégias de RH, conformando o arquétipo. No foco externo, enfatizam-se os fatores de mercado, que delineiam o cliente estratégico e modo de se relacionar com ele, firmando-se parcerias. E no foco intermediário, a análise estratégica fixa fatores estratégicos para o sucesso, sendo que da confluência de elementos internos e externos advêm oportunidades de negócio.
CLEGG, B.; BALTHU, K.; MORRIS, G. Changing professional service archetypes in a law firm using Process Orientated Holonic (PrOH) Modelling. Knowledge Management Research & Practice, 2019. SKJØLSVIK, T.; PEMER, F.; LØWENDAHL, B. R. Strategic management of professional services firms: Reviewing ABS journal and identifying key research themes, Journal of Professions and Organization, Volume 4, Issue 2, July, Pages 203-239, 2017. VON NORDENFLYCHT, A. What is a professional service firme? Toward a theory and taxonomy of knowledge-intersive firms. Academy of Management Review, v. 35, n. 1, p.155-17.