Resumo

Título do Artigo

DO QUE ESTAMOS FALANDO QUANDO NOS REFERIMOS AO EMPREENDEDORSIMO HUMANIZADO? UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
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Palavras Chave

Empreendedorismo humanizado
Revisão sistemática
Empreendedorismo

Área

Empreendedorismo

Tema

A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências

Autores

Nome
1 - Juliana Moreira dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Setor de Ciências Sociais Aplicadas
2 - Hilka Pelizza Vier Machado
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Doutorado em Administração

Reumo

Embora o empreendedorismo seja reconhecido como força motriz para mudanças econômicas e desenvolvimento local e como impulsionador de inovação, Kim, Eltarabishy e Bae (2018) afirmam que essa visão se concentra tradicionalmente na identificação de novas oportunidades de negócios e enfatiza principalmente a “criação” de valor, em detrimento da “distribuição” de valor para funcionários, partes interessadas e para a sociedade. Nessa lacuna surge o Empreendedorismo Humanizado como uma postura estratégica para enfrentar os desafios atuais, enfatizando o lado humano da empresa (PARENTE et al., 2021).
Identificar o estado da arte em publicações acadêmicas sobre o tema empreendedorismo humanizado e apontar perspectivas de futuras pesquisas.
A combinação da teoria tradicional do empreendedorismo com a vertente humano, incluindo funcionários, comunidades locais e demais stakeholders, tem-se a essência do que se entende por empreendedorismo humanizado. O HumEnt é definido como a busca pelo crescimento empresarial e o desenvolvimento humano para desenvolver organizações sustentáveis, pois engloba atividades empresariais, meio ambiente e sociedade e se baseia na ideia de que os empreendedores também devem priorizar as pessoas envolvidas, e não somente a orientação de lucro da organização (PARENTE et al., 2018; KIM et al., 2021).
O portfólio final do estudo contém 21 documentos. As evidências teóricas sobre o conceito de Empreendedorismo Humanizado (HumEnt), foi dividida em cinco categorias: (1) a manifestação do HumEnt como nova abordagem teórica, (2) a evolução teórica do HumEnt, (3) tópicos do empreendedorismo discutidos sob a lente do HumEnt, (4) Abordagens críticas no HumEnt e (5) proposta de agenda para pesquisa futuras. O conceito de HumEnt surgiu em 2016 e está se expandindo na literatura, porém suas fronteiras não estão claramente definidas, requerendo estudos adicionais para consolidar o conceito.
A abordagem do HumEnt representa um novo olhar para o fenômeno do empreendedorismo na atualidade e, com isso, revela-se como promissora, tanto no aspecto teórico, quanto empírico. Isso pode ser evidenciado na evolução dos estudos que, embora venha aumentado timidamente, apresenta uma preocupação em definir os contornos da abordagem e sua aplicabilidade em contextos diversos. Essa revisão de literatura propiciou a compreensão de como essa abordagem está se estruturando, ao mesmo tempo em que mostrou as inconsistências e incompletudes dos modelos existentes.
KIM, K, C; ELTARABISHY, A; BAE, Z, T. Humane entrepreneurship: How focusing on people can drive a new era of wealth and quality job creation in a sustainable world. Journal of Small Business Management, v. 56, p. 10-29, 2018. PARENTE, R. et al. The epistemology of humane entrepreneurship: Theory and proposal for future research agenda. Journal of Small Business Management, v. 56, p. 30-52, 2018. PARENTE, R. Digitalization, consumer social responsibility, and humane entrepreneurship: Good news from the future? Journal of the International Council for Small Business, v. 1, n. 1, p. 56-63,2020.