Resumo

Título do Artigo

Payout, crises e desempenho de mercado: evidências dos BRICS
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Payout
Desempenho
BRICS

Área

Finanças

Tema

Estrutura de Capital, Dividendos e Fusões e Aquisições

Autores

Nome
1 - Wagner Dantas de Souza Junior
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - PPGCCA
2 - Tarcísio Pedro da Silva
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Professor Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis

Reumo

Investidores anseiam pelo payout, e o anúncio dos dividendos e recompras sinaliza desempenho positivo em mercados com informação assimétrica (Miller & Rock, 1985). Ao contrário da sabedoria convencional, eles associam o alto pagamento ao forte crescimento de lucros, em decorrência do excesso de fluxo de caixa livre (Zhou & Rouland, 2019). Sabe-se que a decisão de payout é influenciada pela geração e acúmulo de caixa e ausência de oportunidades de investimento das empresas (Abor & Bokpin, 2010), mas que períodos de crises motivam a substituição do pagamento pela liquidez interna.
Considerando uma análise específica das empresas do S&P 1500, Mazur et al. (2023) explicam que, apesar da relação negativa entre a COVID-19 e os dividendos, empresas com baixos lucros mantiveram altos níveis de pagamento e baixa propensão ao corte. Tais resultados indicam o interesse na sinalização do payout em períodos de crise, mas a efetividade dessa estratégia para manter a base acionária em períodos de turbulência é uma questão em aberto. Em decorrência do exposto, esse trabalho investiga o efeito moderador das crises econômicas na relação entre payout e desempenho de mercado das companhi
Considerando uma análise específica das empresas do S&P 1500, Mazur et al. (2023) explicam que, apesar da relação negativa entre a COVID-19 e os dividendos, empresas com baixos lucros mantiveram altos níveis de pagamento e baixa propensão ao corte. Tais resultados indicam o interesse na sinalização do payout em períodos de crise, mas a efetividade dessa estratégia em períodos de turbulência é uma questão em aberto.Em decorrência do exposto, esse trabalho investiga o efeito moderador das crises econômicas na relação entre payout e desempenho de mercado das companhias do BRICS.
O design da pesquisa envolve uma amostra de 2.741 pagadoras de dividendos, 25.461 observações entre 2000 e 2021 e análise de regressão OLS com efeitos fixos de empresa. O banco de dados contém variáveis contábeis e de mercado de empresas coletados na base Eikon Refinitiv. A variável dependente do estudo é o desempenho de mercado foi representado por três variáveis de resposta, sendo a razão preço/lucro, o market-to-book e o Q de Tobin, A variável independente é o payout.
Os principais resultados da pesquisa indicam que houve um efeito negativo da Crise da Covid-19 na razão P/L das empresas e um efeito moderador negativo na relação payout e desempenho de mercado das empresas. Também foi possível evidenciar um efeito moderador positivo da relação payout e a crise do subprime no market-to-book das empresas dos BRICS. Por último, aponta-se que a Crise da Covid-19 também influenciou positivamente o M/B das empresas.
Os resultados levam a aceitação da hipótese do estudo de que há um efeito moderador das crises econômicas na relação entre payout e desempenho de mercado no bloco do BRICS, e que esses resultados dão suporte à noção teórica da sinalização do payout.
Mazur, M., Dang, M., & Vo, T. T. A. (2023). Dividends and share repurchases during the COVID‐19 economic crisis. Journal of Financial Research, 46(2), 291-314. Mrzygłód, U., Nowak, S., Mosionek-Schweda, M., & Kwiatkowski, J. (2021). What drives the dividend decisions in BRICS countries? Oeconomia Copernicana, 12(3), 593-629. Nie, J., & Yin, L. (2022). Do dividends signal safety? Evidence from China. International Review of Financial Analysis, 82, 102123. Ntantamis, C., & Zhou, J. (2022). Corporate payout, cash holdings, and the COVID-19 crisis: Evidence from the G-7 countries. Finance Resea