Resumo

Título do Artigo

Análise da Influência do Número de Publicações Científicas da UFPE na Inovação: Correlação entre Conhecimento Inovador, Número de Patentes e Impacto Tecnológico
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Inovação
Correlação
conhecimento inovador

Área

Gestão da Inovação

Tema

Gestão do Conhecimento, Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia

Autores

Nome
1 - Alexsandra da Silva Ferreira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - CARUARU
2 - Eliana Andrea Severo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Centro de Ciências Socias Aplicadas, Departamento de Ciências Administrativas

Reumo

A relação entre a produção científica e a inovação tem sido amplamente estudada nas últimas décadas, especialmente no contexto das universidades e instituições de pesquisa. A compreensão dessa relação é crucial para o desenvolvimento de políticas públicas efetivas e estratégias de investimento em pesquisa e desenvolvimento (P&D) que impulsionem a inovação tecnológica. O termo inovação aqui tratado está relacionado com o fator conhecimento. A inovação é capaz de reestruturar novos mercados e aumentar a capacidades industrial de novos setores, através da criação e utilização do conhecimento.
O estudo da correlação entre o número de publicações científicas, o número de patentes e o impacto tecnológico também pode fornecer insights sobre a eficácia dos esforços de transferência de tecnologia e de colaboração entre a universidade e o setor produtivo. Isso pode subsidiar estratégias de fomento à inovação O objetivo desta pesquisa consiste em analisar se o número de publicações científicas da UFPE influencia a inovação, correlacionando as variáveis conhecimento inovador e números de patentes registradas e o impacto tecnológico.
A fundamentação teórica foi dividida em quatro tópicos. O primeiro houve uma breve discussão sobre Conceitos de inovação e conhecimento inovador. Além deste, foram destacados uma discussão sobre Papel das publicações científicas na geração de conhecimento; Importância das patentes como indicador de inovação e estudos anteriores sobre a relação entre publicações científicas e patentes
Este tipo de pesquisa se caracteriza como sendo quantitativa, cujo objetivo é analisar se o número de publicações científicas da UFPE influencia a inovação, correlacionando as variáveis conhecimento inovador, números de patentes registradas e o impacto tecnológico. Foram utilizados indicadores publicados pela plataforma SCImago que reúne as principais pesquisas científicas na base de dados Scopus. Assim, os dados obtidos desta plataforma foram referentes ao número de pesquisas científicas da UFPE, bem como os dados referentes ao conhecimento inovador, número de patentes e impacto tecnológico.
A primeira variável a ser analisada é a correlação entre o número de publicações científicas da UFPE em relação ao conhecimento inovador. Os estudos apresentados demonstram que há uma correlação negativa moderada, -0,65, ao analisar estas duas variáveis e apresenta um R² de 0,42, A segunda variável a ser analisada é a correlação entre o número de publicação científica e o número de registros de patentes da UFPE. Apresentando uma correlação positiva forte de 0,94 e apresentando um R² de 0,88. A terceira correlação mostram que há uma correlação negativa forte de -0,99 e um R² de 0,98.
Diante das análises realizadas, os achados sugerem que, na UFPE, o aumento no número de publicações científicas está relacionado a um maior número de registros de patentes da própria instituição, indicando uma forte correlação entre a produção científica e a inovação. No entanto, essa correlação não se traduz em um aumento proporcional no conhecimento inovador e no impacto tecnológico, indicando necessidade de considerar outros fatores que possam influenciar essas variáveis.
Chesbrough, H. (2003). Open Innovation: The New Imperative for Creating and Profiting from Technology. Harvard Business Press. CNI - Confederação Nacional da Indústria. O que é inovação? Definição, importância e as ações que têm impulsionado a inovação no Brasil. 2020. Disponível em: . Acessado em 10/05/2022. Índice Global de Inovação. Global Innovation Index 2022: What is the future of innovation. 2022.