Resumo

Título do Artigo

EMPREENDEDORAS EM REDE: FORMAÇÃO E INTERAÇÃO SOB A ÓTICA DA LÓGICA DA EFFECTUATION
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho

Palavras Chave

Dinâmica de Redes
Effectuation
Redes de Empreendedorismo Feminino

Área

Empreendedorismo

Tema

Redes de Empreendedores, Desenvolvimento Regional e Microempreendedorismo

Autores

Nome
1 - Ana Eliza Galvão Cortez
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - NATAL
2 - Dinara Leslye Macedo calazans
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - Departamento de Ciências Administrativas
3 - Adrianne Paula Vieira de Andrade
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - Departamento de Ciências Administrativas
4 - Fernando Antonio de Melo Pereira Lhamas
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - Escola de Administração

Reumo

A effectuation tem se mostrado uma abordagem relevante, pois considera a noção de incerteza e de como ela pode restringir e/ou permitir formas alternativas de atuação em redes por empreendedores. Em condições de incerteza, os empreendedores podem cocriar oportunidades colaborando com outros agentes, de modo que isso posiciona a effectuation como um fenômeno impulsionador e dependente de redes e interações. No âmbito do empreendedorismo feminino, ainda são poucos os estudos com foco em redes, havendo pouca teorização sobre o processo pelo qual as próprias relações em redes se formam.
Dito isso, questiona-se: Como se configura a formação e interação de redes de mulheres empreendedoras na lógica effectuation? Partindo desse questionamento, realizou-se uma pesquisa empírica no intuito de compreender o processo de formação e interação de redes de empreendedorismo feminino na lógica effectuation.
O referencial está pautado no trabalho de Kerr e Coviello (2020) sobre a dinâmica de redes empreendedoras na lógica effectuation e acerca dos processos interativos de mulheres empreendedoras em redes de empreendedorismo feminino. As redes de empreendedorismo feminino trazem benefícios para os negócios frente a ambientes de incerteza, explicado pela dinâmica das redes sob a lógica effectuation. A modelagem da dinâmica das redes traz subsídios para o melhor aproveitamento na formação e interação de redes de mulheres empreendedoras.
O estudo foi realizado por uma pesquisa qualitativa básica em um conjunto de quinze mulheres empreendedoras, que participam da Rede Marias (nome fictício). Entrevistas semiestruturadas foram conduzidas, com posterior transcrição e análise de conteúdo do tipo categorial temática. Os processos de preparação e análise dos dados tiveram apoio do software ATLAS.ti.v23. As categorias foram agrupadas de acordo com sua similaridade e regularidade, facilitando estabelecer conexões e identificar padrões.
Os resultados indicaram que a formação de parcerias, aumento da rede de contatos e indicação para novos clientes foram citadas como benefícios da participação na rede. A visibilidade das empresas diante da classe empresarial também foi destacada como um resultado positivo da participação na rede. Os resultados também mostraram que a rede de mulheres empreendedoras analisada é um espaço propício para o desafio às estruturas de gênero, para expressão de visões do gênero, para o empoderamento mútuo, para a construção de relacionamentos e para a inserção em outros contextos.
A lógica effectuation é útil para explicar a formação de redes de mulheres empreendedoras. A maioria das ações narradas evidenciou a exploração dos meios à mão, dos princípios de perda acessível, alianças, exploração e aproveitamento das contingências, o que é característico da lógica effectuation.
KERR, J.; COVIELLO, N. Weaving network theory into effectuation: A multi-level reconceptualization of effectual dynamics. Journal of Business Venturing. v. 35, n. 2, 2020. GALKINA, T.; ATKOVA, I. Effectual networks as complex adaptive systems: Exploring dynamic and structural factors of emergence. Entrepreneurship Theory and Practice, v. 44, n. 5, p. 964-995, 2020.