Resumo

Título do Artigo

GÊNERO E A PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO: uma análise na cidade de Maringá-PR.
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho

Palavras Chave

Produção do espaço urbano
Mulheres
cidade

Área

Administração Pública

Tema

Gestão e Inovação em Políticas Públicas

Autores

Nome
1 - Daniela Barbosa Sousa
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM) - Programa de Pós-Graduação em Administração (PPA-UEM)
2 - Valéria Abucarma Coplas Maximiano
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM) - PPA
3 - Priscilla Borgonhoni Chagas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM) - Programa de Pós-Graduação em Administração (PPA-UEM)
4 - Juliano Domingues da Silva
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM) - Sede

Reumo

Atualmente, estudos têm elencado a singularidade da participação das mulheres e das lutas feministas nos movimentos sociais organizados. Seja pela igualdade de gênero, por moradia, por segurança, ou por creches (ANDRADE; NUNES, 2020; HELENE, 2019). Essas lutas demonstram como os reconhecimentos das diferentes demandas a partir da perspectiva de gênero corroboram em como as mulheres vivem a cidade, “não apenas a mulher branca, classe alta, cisgênero e heterossexual, mas também a mulher negra, periférica, transexual e homossexual” (ANDRADE; NUNES, 2020, p. 14).
Problema de Pesquisa: quais elementos podem ser investigados para compreender as relações de gênero e produção do espaço urbano na cidade de Maringá? Objetivo: tecer reflexões iniciais sobre a categoria gênero e sua relação com a produção do espaço urbano na cidade de Maringá.
Fundamentação Teórico baseada na análise de Gênero e Produção do Espaço Urbano e Políticas Habitacionais no Brasil e em Maringá.
identificamos a presença de iniciativas em Maringá, como o Conselho Municipal da Mulher, que busca promover a participação das mulheres nas questões de gênero e garantir o conhecimento e exercício de seus direitos como cidadãs. Além disso, a cidade apresenta um déficit habitacional significativo, especialmente entre as mulheres responsáveis pelos domicílios.
A compreensão das relações de gênero e produção do espaço urbano em Maringá é fundamental para o desenvolvimento de políticas urbanas mais inclusivas e equitativas. É necessário reconhecer as necessidades e experiências das mulheres na produção e uso do espaço urbano, garantindo uma cidade que seja funcional e acolhedora para todas as pessoas.
CALÁS, M. B.; SMIRCICH, L. Do Ponto de Vista da Mulher: Abordagens Feministas em Estudos Organizacionais. In: CLEGG, S. R.; HARDY, C.; NORD; W. (orgs.). Handbook de estudos organizacionais. São Paulo:Atlas, 1998. HELENE, D. Gênero e direito à cidade a partir da luta dos movimentos de moradia. Cadernos Metrop., São Paulo, v. 21, n. 46, p. 951-974, dez. 2019. SCHUHARDT, O. L; CHAGAS, P. B. Direito à cidade e gênero: Um estudo das perspectivas e ações do Conselho Municipal da Mulher de Maringá. In.: FERREIRA, R. M; TONELLA,C. Maringá [recurso eletrônico] / organização Antonio Rafael Marchezan