Resumo

Título do Artigo

TERCEIRA MISSÃO DAS UNIVERSIDADES: PROPOSTA DE FRAMEWORK PARA O DEBATE ATUAL NA FRONTEIRA DO CONHECIMENTO
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Terceira Missão
Universidade Empreendedora
Transferência de conhecimento

Área

Gestão da Inovação

Tema

Gestão do Conhecimento, Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia

Autores

Nome
1 - Breno Valente Fontes Araújo
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS (IFMG) - Formiga
2 - Karen Marcella de Souza Martins
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) - Viçosa
3 - Ana Cláudia Azevedo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) - Departamento de Administração e Contabilidade - DAD

Reumo

O engajamento das universidades em atividades da Terceira Missão se torna uma engrenagem importante para contribuir com o desenvolvimento socioeconômico por meio do processo de transferência de conhecimento. Na Europa e nos Estados Unidos, o tema vem sendo discutido desde os anos 80 e possui relevância no debate e na estrutura das instituições de ensino superior. Esses países são reconhecidos por possuírem um arranjo institucional robusto, composto por entidades independentes que fomentam a Terceira Missão, assim como órgãos internos para seu alcance.
Apesar de reconhecer que aspectos institucionais distanciam a realidade supracitada dos países de renda média, é preciso valorizar a expertise já demonstrada acerca da integração da pesquisa e do conhecimento científico com as necessidades da sociedade e do setor produtivo. Salvaguardados os aspectos institucionais, examinar as estratégias, políticas e boas práticas adotadas no exercício da terceira missão em contextos em que já se apresente consolidada, pode inspirar o aprimoramento das IES dos países de renda média estimulando o progresso científico, a inovação e o impacto social.
A Terceira Missão trata das interações entre as universidades e o restante da sociedade, e envolve, principalmente, atividades relacionadas com a geração, uso, aplicação e exploração do conhecimento e outras capacidades universitárias fora dos ambientes acadêmicos (MOLAS-GALLART et al., 2002). Logo, trata-se de uma “colaboração para a sociedade”, caracterizada por ser multidisciplinar, complexa e um fenômeno ligado diretamente com missões sociais e econômicas das universidades (COMPAGNUCCI; SPIGARELLI, 2020).
A partir da análise de 20 trabalhos publicados em periódicos de alto fator de impacto, foi elaborado um framework com 4 categorias (adequação, contexto, impacto e interação) e 25 dimensões, que ilustra, além das principais temáticas evidenciadas no trabalho, as relações entre as categorias. Ressalta-se, não ser um framework de implementação ou que busca estipular o que deve ser considerado ou não, mas elucida o que vem sendo debatido acerca da terceira missão das universidades.
O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão sistemática da literatura sobre terceira missão, e compreendê-la em profundidade. Buscamos entender como as universidades atuam no exercício dessa missão e quais são as dimensões analíticas que caracterizam tais práticas. Os resultados permitiram a construção de um framework que ilustra as distintas dimensões analíticas para compreensão da terceira missão, a saber, adequação, contexto, impacto e interação. Este framework pode ser utilizado como lente para balizar iniciativas adaptadas à realidade de países de renda média, sobretudo o Brasil.
COMPAGNUCCI, L.; SPIGARELLI, F. The Third Mission of the university: A systematic literature review on potentials and constraints. Technological Forecasting and Social Change, v. 161, p. 120284, 2020. ETZKOWITZ, H.; LEYDESDORFF, L. The Triple Helix--University-industry-government relations: A laboratory for knowledge based economic development. EASST review, v. 14, n. 1, p. 14-19, 1995. MOLAS-GALLART, J. et al. Measuring third stream activities. Final report to the Russell Group of Universities. Brighton: SPRU, University of Sussex, v. 81, 2002.