Resumo

Título do Artigo

EVIDÊNCIAS SOBRE PRÁTICAS ENVIRONMENTAL, SOCIAL E GOVERNANCE (ESG) ASSOCIADAS AO CUSTO DE CAPITAL DAS EMPRESAS NO MERCADO DE CAPITAIS NOS PAÍSES DO G20
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

environmental, social e governance (ESG)
Custos de capital
G20

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Estratégias ESG e Sustentabilidade Corporativa

Autores

Nome
1 - Patrícia Lacerda de Carvalho
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Programa de Pós Graduação em Administração
2 - Orleans Silva Martins
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - PPGCC/UFPB
3 - Aldo Leonardo Cunha Callado
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Departamento de Finanças e Contabilidade
4 - Antonio Deusany de Carvalho Júnior
INSPER INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA (INSPER) - Engenharia da Computação

Reumo

O modelo financeiro de investimento ESG tornou-se uma abordagem padrão em todo o mundo (MACNEIL; ESSER, 2022). A inclusão de informações sobre as práticas ESG nas decisões de investimentos reflete um cálculo racional de uma avaliação mais holística e potencialmente mais precisa de valor corporativo (ECCLES; LEE; STROEHLE, 2020). Além disso, a divulgação das práticas ESG impacta a marca, a reputação das empresas e a decisão de investimento no mercado (XIE et al., 2019), sendo considerada um complemento não financeiro chave para os relatórios financeiros tradicionais (ATAN et al., 2017)
Este estudo tem por objetivo analisar a relação das práticas ESG com os custos de capital próprio e de terceiros das empresas no mercado de capitais nos países do G20. As práticas ESG analisadas correspondem ao 'desempenho ESG' da Refinitv, que se concentra em medir e rastrear o desempenho e o impacto ambiental, social e de governança . Sob outra perspectiva, o nível de 'disclosure ESG' da Bloomberg se concentra em fornecer às empresas uma métrica sobre a divulgação de dados e informações ESG, permitindo que investidores e partes interessadas entendam e avaliem melhor as práticas ESG.
Entendendo que as instituições são variadas em seus efeitos, bem como nos níveis em que operam, uma série de estruturas teóricas - como Teoria dos Stakeholders, Teoria da Agência e Teoria da Legitimidade - foram propagadas para explicar a relação entre desenvolvimento financeiro e ISR (VELTE, 2019). Um tema-chave que é compartilhado por essas teorias é que o relacionamento de uma empresa está entrelaçado com vários stakeholders, em que cada um exerce pressões que podem impactar a performance das práticas ESG e, consequentemente, refletir no desempenho financeiro da empresa (TAMIMI, 2017).
As hipóteses são verificadas por meio de estatística descritiva, análise de correlação e modelos de regressão com dados em painel. A população objeto de pesquisa neste trabalho são as empresas de capital aberto dos países pertencentes ao G20. Dito isto, considerando-se os 19 países e 17 anos de dados, a amostra compreendeu, já com a eliminação de outsiders, um total de 3.651 empresas.
Quanto aos resultados, estes permitem comprovar que existe uma relação negativa e significativa entre as práticas ESG das empresas e seus custos de capital nos 19 países do G20. Na análise de correlação, verificou-se que não há uma correlação perfeita entre os scores de pontuação do desempenho ESG e disclosure ESG, como esperado pelo mercado de capitais, ou seja, levando a inferir que os índices capturam atributos distintos.
Dessa maneira, suportando a hipótese de pesquisa, os achados confirmam a suposição de que, quando as empresas evidenciam informações sobre o desempenho e divulgação ESG, os investidores beneficiam-se de um menor custo de capital, por diminuir a probabilidade de incertezas em torno da assimetria de informação sobre os ISR das empresas. Portanto, como resultado, uma melhor performance das práticas ESG fornece benefícios reais no mercado de capitais, por refletir-se em ganhos com a redução dos custos de capital.
ABDI, H.; OMRI, M. A. B. Web-based disclosure and the cost of debt: MENA countries evidence. Journal of Financial Reporting and Accounting, [S.l.], v. 18, n. 3, p. 533-561, 2020. DOI: https://doi.org/10.1108/JFRA-07-2019-0088. AHMED, Ahmed H.; ELIWA, Yasser; POWER, David M. The impact of corporate social and environmental practices on the cost of equity capital: UK evidence. International Journal of Accounting & Information Management, v. 27, n. 3, p. 425-441, Aug. 2019.