Resumo

Título do Artigo

Além do chimarrão: A influência da FOMO (medo de ficar de fora) no consumo conspícuo dos gaúchos
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Palavras Chave

FOMO
medo de ficar de fora
consumo conspícuo

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Aspectos Comportamentais e Decisórios da TI

Autores

Nome
1 - Isadora dos Santos Bueno
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - Santana do Livramento - RS
2 - Larissa Gusmão Oliveira
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - Santana do Livramento
3 - Gabriela Noetzold Gundlach
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - Unipampa Livramento
4 - Kathiane Benedetti Corso
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - Santana do Livramento

Reumo

Com a digitalização em ascensão, a conexão online e a atualização sobre tendências e atividades das pessoas estão mais acessíveis. Isso é impulsionado pela tecnologia digital e pelos smartphones acessíveis. Surge então a FOMO, levando as pessoas a se sentirem pressionadas a acompanhar os outros para evitar a sensação de perder algo importante (PRZYBYLSKI et al., 2013). De acordo com Freire (2020) isso impulsiona o consumo, e conforme Castro et al. (2018) o excesso desses dispositivos afeta o comportamento. Portanto, é crucial investigar a influência da FOMO no consumo conspícuo.
O objetivo principal do estudo é investigar como a Fear of Missing Out (FOMO) influencia o comportamento de consumo conspícuo dos consumidores no Rio Grande do Sul. A questão é: Qual é a influência da FOMO no comportamento de consumo conspícuo nesta região? Este estudo visa descrever o perfil da amostra, analisar o nível de medo de ficar de fora (FOMO) e consumo conspícuo dos participantes, além de avaliar a relação entre a presença de FOMO e a prática de consumo conspícuo. É relevante devido à escassez de pesquisas sobre FOMO, principalmente na relação com o consumo conspícuo no Brasil.
A atualização e compartilhamento na internet estão ligados ao medo de ficar de fora (FOMO), que é a ansiedade de perder experiências dos outros e a necessidade de se manter conectado (RIORDAN et al., 2020). Isso causa estresse mental e emocional (ALABRI, 2022). Na sociedade de consumo, o consumo conspícuo busca poder e status por meio de compras ostensivas (VEBLEN, 1899). A busca por status é impulsionada pela acumulação de bens e conformidade às práticas estabelecidas (BAUDRILLARD, 1995; TRIGG, 2001).
Realizou-se uma pesquisa descritiva, de abordagem quantitativa, executada por meio de uma survey. Delimitou-se como população-alvo do estudo os consumidores do Rio Grande do Sul. O instrumento de pesquisa foi estruturado em quatro blocos. O bloco 1 contemplou a pergunta filtro: “Você reside no Rio Grande do Sul?”. Os dois blocos seguintes apresentaram escalas de FOMO e consumo conspícuo, respectivamente. Por fim, apresentou-se questões relativas ao perfil sociodemográfico dos respondentes. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e Regressão Linear Simples.
A pesquisa obteu amostras diversificadas por meio da análise dos dados sociodemográficos, abrangendo múltiplas idades, níveis de renda, graus de escolaridade e uma distribuição interessante em relação ao sexo, englobando uma ampla variedade de perfis. Os resultados destacam a presença do medo de ficar de fora e os participantes demonstraram comportamento de consumo conspícuo. A presença da FOMO teve um impacto nesse comportamento, mostrando uma relação direta de 19,3%. Isso evidencia a conexão entre o medo de ficar de fora e a propensão ao consumo conspícuo.
O presente estudo buscou analisar a influência da FOMO no consumo conspícuo. A partir da técnica de coleta de dados utilizada, pode-se alcançar o objetivo deste estudo e assim obter insights relevantes sobre o medo de ficar de fora (Fear of Missing Out - FOMO). Os resultados revelaram que, de forma geral, os participantes relataram um nível baixo de FOMO, o que indica uma baixa presença desse sentimento entre a amostra estudada. Além disso, sugere-se para estudos futuros estudar sobre o medo de ficar de fora (FOMO) e seu impacto no comportamento do consumidor.
BAUDRILLARD, J. A sociedade de consumo. Rio de Janeiro: Elfos, 1995. BAUMAN, Z. Vida para consumo: a transformação das pessoas em consumo. Rio de Janeiro: Schwarcz-Companhia das Letras, 2008. CHAUDHURI, H. R.; MAZUMDAR, S.; GHOSHAL, A. Conspicuous consumption orientation: Conceptualization, scale development and validation. Journal of Consumer Behavior, v. 10, p. 216–224, 2011. PRZYBYLSKI, A. K. et al. Motivational, emotional, and behavioral correlates of fear of missing out. Computers in Human Behavior, v. 29, n. 4, p. 1841-1848, 2013.