Resumo

Título do Artigo

A INTERNACIONALIZAÇÃO EM CONTEXTOS DE ALTA INCERTEZA: UMA PERSPECTIVA LONGITUDINAL SOB A ÓTICA DO STRATEGIZING
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Palavras Chave

Internacionalização
Incerteza
Strategizing

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Internacional e Globalização

Autores

Nome
1 - Bruna Citrini Schmitt
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - http://lattes.cnpq.br/7710968224774093
2 - Dinorá Floriani
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Programa De Mestrado Profissional em Administração e Programa de Pós-Graduação em Administração

Reumo

A internacionalização é um fenômeno organizacional em que empresas expandem suas operações além do mercado doméstico. Contextos de alta incerteza, como a pandemia de Covid-19 e crises políticas e econômicas, impactam as empresas globalmente. A incerteza é uma variável dinâmica que influencia as ações das empresas e a gestão da incerteza é crucial para lidar efetivamente com os desafios da internacionalização. Com isso, observou-se a ausência de estudos longitudinais que apresentem as mudanças no strategizing da internacionalização em contextos de alta incerteza.
Considerando os estudos e as lacunas na literatura sobre o impacto dos contextos na internacionalização das organizações, surge a pergunta de pesquisa: de que forma o strategizing acontece no processo de internacionalização em contextos de alta incerteza? Para responder esta questão, foi estabelecido como objetivo central: descrever a internacionalização com uma perspectiva longitudinal sob a ótica do strategizing em contextos de alta incerteza.
A internacionalização de empresas envolve diversos processos que podem ser analisados pela lente do strategizing, isto é, a observação dos padrões encontrados na literatura por meio das práticas, praticantes e práxis. Como o contexto atual dos negócios é marcado por mudanças, velocidade, incerteza e surpresas, percebe-se que o processo de internacionalização e as estratégias desenvolvidas são impactas pelas incertezas dos contextos em que está inserida (LANG;WHITTINGTON, 2022).
A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e descritiva, utilizando um estudo de caso único para investigar o fenômeno da internacionalização (CRESWELL,2014). A coleta de dados envolveu entrevistas, observações e análise documental (EISENHARDT, 1989). A análise dos dados foi feita por meio da triangulação dos dados coletados, utilizando o software ATLAS.ti. As categorias de análise foram definidas com base nas definições conceituais e operacionais dos termos previamente estabelecidas. A utilização de CAQDAS contribuiu para a transparência e rigor da análise (GIBBS,2014).
A pandemia de Covid-19 impulsionou mudanças nos negócios e na sociedade. Práticas foram adaptadas estrategicamente para o mundo digital e ágil, enfatizando adaptabilidade e flexibilidade, busca por novos mercados, adaptação de produtos e adoção de tecnologia. A incerteza deve ser integrada às estratégias, com rápida adaptação e consideração no planejamento, especialmente em países emergentes. Adaptação, aprendizado e evolução estratégica são cruciais para a internacionalização em mercados incertos e turbulentos.
Os resultados encontrados apontam para a necessidade de adaptação e flexibilidade das práticas de forma rápida para atender as demandas do mercado internacional. Entende-se que inicialmente as adaptações aconteciam reativamente, com a visão dos praticantes alimentando a práxis e adaptando-as nas práticas. A maioria das práticas adaptadas durante os contextos de alta incerteza, foram readaptadas para o contexto pós incerteza considerando um foco mais estratégico e mais factíveis para o mundo atual que é digital e ágil.
CRESWELL, John W. Investigação Qualitativa e Projeto de Pesquisa-: Escolhendo entre Cinco Abordagens. Penso Editora, 2014. EISENHARDT, Kathleen M. Construindo teorias a partir de estudos de caso. Academy of management review , v. 14, n. 4, pág. 532-550, 1989. GIBBS, Graham R. Using software in qualitative analysis. The SAGE handbook of qualitative data analysis, p. 277-294, 2014. LANG, T.; WHITTINGTON, R. As melhores estratégias não têm apenas uma visão de longo prazo: elas têm uma visão ampla. Harvard Business Review , 2022.