Resumo

Título do Artigo

Os recursos “governamercadológicos” utilizados para o posicionamento e criação da marca-lugar: o percurso histórico-político de Curitiba - PR em sua consolidação como uma Smart City
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Palavras Chave

Place Branding
City Martketing
Smart City

Área

Marketing

Tema

Marcas

Autores

Nome
1 - Sérgio Czajkowski Jr
CENTRO UNIVERSITÁRIO CURITIBA (UNICURITIBA) - Nilton Vianna
2 - Edilaine Cegan
UNIVERSIDADE POSITIVO (UP) - Ecoville
3 - Sílvia Letícia Trevisan
UNIVERSIDADE POSITIVO (UP) - Campus Ecoville
4 - Eduardo André Teixeira Ayrosa
UNIVERSIDADE POSITIVO (UP) - PPGA

Reumo

Este estudo apresenta o percurso relativo à construção histórico-política do posicionamento de Curitiba-PR como uma marca-lugar, uma Smart City, a partir do Place Branding e do City Marketing, recursos mercadológicos adaptados à New Public Management, desenvolvidos pelas equipes de gestão pública municipal, desde 1970 até a atualidade. Nesta perspectiva, os recursos “governamercadológicos” são empregados com o intuito de posicionar a cidade de forma coerente com um ideal de qualidade de vida, promovendo o seu desenvolvimento sustentável e a marca-lugar de acordo com o posicionamento desejado.
Problema de pesquisa: como Curitiba, uma cidade sem identidade e inexpressiva até os anos 1970, por meio da utilização de recursos “governamercadológicos” pelas diferentes gestões municipais, posicionou-se e é reconhecida atualmente como uma Smart City? Partindo de uma perspectiva histórico-política, o objetivo do estudo é demonstrar como ocorreu o processo de alinhamento das políticas públicas, ao uso de recursos “governamercadológicos”, como o Place Branding e City Marketing, bem como ao conceito de Smart City, na cidade de Curitiba ao longo dos anos 1970 até a atualidade.
Em suma, o Place Branding aliado ao City Marketing, como recursos “governamercadológicos” capazes de reforçar determinados elementos da marca-lugar no imaginário coletivo, podem desempenhar um papel crucial na construção do posicionamento da marca-lugar. No caso em questão, a cidade de Curitiba busca ser reconhecida como uma Smart City, ou seja, como uma cidade inteligente e os recursos “governamercadológicos” utilizados pelas equipes de gestão pública foram direcionados à esta pretensão.
Com abordagem qualitativa, a pesquisa apresentou o estudo de caso da cidade de Curitiba - PR, com característica exploratória e descritiva. Para análise de dados, optou-se pela pesquisa histórica, elaborada por meio da investigação e análise de múltiplas fontes de evidências históricas, primárias e secundárias: materiais publicitários, promocionais, slogans, logomarcas, fotografias, reportagens e relatórios governamentais.
Na etapa de análise e discussão das evidências do estudo, as fontes históricas foram analisadas e citadas cronologicamente, a fim de delinear o percurso histórico-político de Curitiba - PR em sua consolidação como uma Smart City. Buscou-se demonstrar o percurso dos gestores relacionados à construção histórico-política do posicionamento da urbe e o processo de articulação dos recursos “governamercadológicos” para o posicionamento de Curitiba como uma Smart City, por meio das práticas de Place Branding e City Marketing.
A partir das evidências e discussão apresentadas, verificou-se que com o uso dos recursos “governamercadológicos” adotados, envolvendo a participação de agentes públicos, privados e dos cidadãos, Curitiba posicionou-se e construiu de fato uma imagem, despontando atualmente na primeira posição do ranking brasileiro Connected Smart Cities, na 8ª edição em 2022 e é reconhecida no cenário nacional e internacional como uma cidade inteligente.
Bernardo, M. R. M. (2017). Smart City Governance: From E-Government to Smart Governance. In L. C. Carvalho (Ed.), Handbook of Research on Entrepreneurial Development and Innovation Within Smart Cities (pp. 290-326). IGI Global. Kavaratzis, M. (2009b). From city marketing to city branding: Towards a theoretical framework for developing city brands. Place Branding, 1(1), 58–73. Ullah, F., Qayyum, S., Thaheem, M., Al-Turjman, F., & Sepasgozar, S. (2021). Risk management in sustainable smart cities governance: A TOE framework. Technological Forecasting And Social Change.