Resumo

Título do Artigo

O MARKETING DIGITAL DO SOCIAL COMMERCE: Um estudo com empreendimentos dos setores de beleza e alimentação
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Palavras Chave

Empreendedorismo Digital
Marketing Digital
Social commerce

Área

Marketing

Tema

Redes Sociais Mediadas, Ambientes e Dispositivos Digitais

Autores

Nome
1 - Jade Medrado Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA (UFOB) - Campos Reitor Edgard Santos
2 - PEDRO FELIPE DA COSTA COELHO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Departamento de Administração
3 - Itiel Moraes da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA (UFOB) - Curso de Administração

Reumo

A reflexão acerca da importância do marketing digital no desenvolvimento do s-commerce é de extrema importância. Em uma perspectiva acadêmica, apesar do setor ter despontado significativamente nos últimos anos, e atraído cada vez mais empreendedores, as estratégias e os conceitos da área, sobretudo do marketing digital, não estão sintetizados e descritos de maneira objetiva na literatura nacional. As lacunas são ainda maiores no que tange o desenvolvimento do s-commerce por empreendedores de pequeno porte.
Pouco se tem discutido na academia sobre as principais estratégias de marketing para o s-commerce, e ainda, raramente, como essas estratégias são utilizadas pelos pequenos empreendimentos. Baseado nisto, surge a seguinte questão de pesquisa: Como se caracteriza o marketing digital e o seu conteúdo, realizados no s-commerce por pequenas empresas, que atuam nos setores de alimentação e beleza? Dessa forma, este estudo buscou identificar as ações de marketing digital realizadas por pequenas empresas dos setores de alimentação e beleza.
A conectividade tem impactado a capacidade dos consumidores em se concentrar, por isso, para se destacar no s-commerce, comércio realizado através das mídias sociais, é preciso utilizar técnicas de marketing digital. O marketing digital combina ações que objetivam atrair, adquirir, reter, envolver e estabelecer um relacionamento com os clientes. Entre as ferramentas de marketing digital, estão o marketing de conteúdo, a produção de conteúdo digital e as métricas de gestão.
Realizou-se um estudo de múltiplos casos, de abordagem qualitativa e natureza exploratória, com base em dados secundários. Os empreendimentos escolhidos para análise atuam nos setores de beleza e alimentação. O contexto de pesquisa foi o nordeste brasileiro e a análise foi feita a partir dos conceitos, características, ferramentas e estratégias do social commerce e do marketing digital. Foram analisadas as mídias sociais de cinco empreendimentos, no período de 01/05/2023 a 31/05/2023 (31 dias).
Utilizou-se as seguintes dimensões para discussão. Analisando a dimensão Relacionamento, verificou-se que a maioria dos empreendimentos são mais impessoais. Acerca da dimensão Persona os empreendimentos têm seus públicos definidos, mas não aproveitam bem as ferramentas. Quanto as dimensões Objetivo e Jornada do Conteúdo, essas visam sempre apenas um objetivo, ou uma jornada, quando poderiam ter objetivos e jornadas diferentes para produtos/serviços e personas diferentes. A dimensão Produção evidenciou as dificuldades em produzir um conteúdo que envolva seguidores.
O s-commerce é uma temática relevante para organizações de pequeno porte, que podem aprimorar a sua interação com os seguidores e clientes, a partir da compreensão dos conceitos e ferramentas relativos ao social commerce. As empresas investigadas podem aprimorar as estratégias de Marketing Digital e obter maior retenção e conversão de seus clientes, por meio das mídias sociais. A compreensão de ferramentas gratuitas disponibilizadas nas mídias sociais é uma etapa básica, mas desconsiderada pelas empresas em análise.
KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0. Rio de Janeiro: Sextante, 2017. PULIZZI, Joe. Marketing de conteúdo épico: como contar uma história diferente, destacar-se na multidão e conquistar mais clientes com menos marketing. São Paulo: Dvs Editora, 2016. ZAHAY, Debra. Digital Marketing Management. Nova York: Business Expert Press, 2015.