Resumo

Título do Artigo

INOVAÇÃO GERENCIAL E A ADAPTAÇÃO AO ENSINO REMOTO EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Inovação Gerencial
Ensino Remoto
Universidades Públicas

Área

Gestão da Inovação

Tema

Organização, Processos e Projetos de Inovação

Autores

Nome
1 - Jade Medrado Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA (UFOB) - Campos Reitor Edgard Santos
2 - KEVEN VICTOR DANTAS TANAN
UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA (UFOB) - Campus Reitor Edgard Santos
3 - PEDRO FELIPE DA COSTA COELHO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Departamento de Administração

Reumo

A essência das inovações gerenciais se encontra na introdução de novos processos e ferramentas gerenciais que resultam no aumento do desempenho organizacional. As práticas de inovação gerencial podem ser agrupadas em três dimensões: gestão de pessoas, modernização de processos e gestão organizacional (Janissek et al., 2017). Nas universidades públicas, ainda se evidencia a adoção de processos burocráticos e passíveis de modernização. Dessa forma, o período pandêmico exigiu públicas adaptação nas decisões gerenciais das universidades públicas, especialmente para adoção do ensino remoto.
A adoção de práticas de inovação nas universidades públicas tem sido estudada recentemente. Contudo, as práticas de inovação gerencial em universidades públicas não foram investigadas de forma comparativa em diferentes IES, tampouco consideraram a introdução acelerada de inovações decorrentes do período pandêmico. Dessa forma, esta pesquisa foi conduzida com o objetivo de descrever as inovações gerenciais implementadas em duas universidades públicas do Brasil para adoção do ensino remoto, a partir das dimensões de modernização de processos, gestão de pessoas e gestão organizacional.
Estudos sobre inovação se concentram em um dos três estágios do processo da inovação gerencial: geração, difusão e adoção. A inovação gerencial pode ser definida como a adoção de um método que não foi anteriormente utilizado na organização e que decorre de decisões estratégicas da gestão. No setor público, a organização precisa inovar para produzir o bem coletivo. A inovação no setor público enfrenta diversos desafios, como a rigidez funcional e organizacional e a falta de sensibilidade com as demandas da contemporaneidade. Esse cenário também é evidenciado nas universidades públicas.
Realizou-se um estudo exploratório e qualitativo, com o método de pesquisa documental. As universidades escolhidas para a análise foram a UFBA e UFOB. Todos os dados encontrados estavam disponíveis online nos sites das universidades. Foram analisados as resoluções, portarias, instruções normativas, calendários acadêmicos, editais, e notícias da imprensa das universidades, publicados no período de 2020 a 2021. As categorias de análise podem ser agrupadas em três dimensões: gestão de pessoas, modernização de processos e gestão organizacional.
Os resultados apontam que a Universidade Federal da Bahia implementou inovações gerenciais nas três dimensões, enquanto que a Universidade Federal do Oeste da Bahia adotou inovações gerenciais nas dimensões de modernização de processos e gestão de pessoas. As duas universidades priorizaram a dimensão Modernização de Processos, sobretudo, para adicionar novas ferramentas tecnológicas e otimizar os processos pedagógicos e gerenciais. De fato, as IES evidenciaram a capacidade de promover inovação gerencial e melhorar seu desempenho organizacional.
Com o intuito de serem eficazes na oferta do ensino remoto, as universidades adaptaram-se em um período relativamente curto, dado o histórico de barreiras para a promoção de inovações no setor público e devido às complexidades específicas do período pandêmico. Além disso, as características inerentes ao processo de inovação gerencial - adaptabilidade, originalidade, complexidade e a novidade – foram identificadas nas inovações gerenciais implementadas pelas duas instituições.
Alencar, F. L. B., & Henriques, M. S. F. (2020). Educação Superior em Tempos De Pandemia: dilemas e desafios. Revista Campo do Saber, 6(1), 13-27. Damanpour, F. (2014). Footnotes to research on management innovation. Organization Studies, 35(9) 1265-1285. Janissek, J. et al. (2017). Práticas inovadoras de gestão no contexto das universidades públicas brasileiras: validação da escala para medir seu grau de importância e adoção. Revista do Serviço Público, 68(2), 259-284.