Resumo

Título do Artigo

TRÊS ANOS DE INDIAN NO BRASIL: UMA ANÁLISE DESTA RÁPIDA PASSAGEM PELO OLHAR DO CONTINGENCIALISMO E INSTITUCIONALISMO SOCIOLÓGICO.
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Palavras Chave

teorias organizacionais
teoria contingencial
institucionalismo

Área

Artigos Aplicados

Tema

Estratégia

Autores

Nome
1 - CLEBER GRAFIETTI
UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) - Campus Indianópolis - PPGA

Reumo

A tão esperada presença oficial da Indian Motorcycle para o Brasil foi sempre uma expectativa grande entre os fãs de motos clássicas, e até mesmo por aqueles que somente tinham em algum momento ouvido falar da lendária Marca. E após pouco mais de 3 anos em território nacional a sua operação foi descontinuada. Muito se especula sobre os reais motivos da sua saída, e buscar um entendimento pelas teorias das organizações, que há muitas décadas são discutidas e criticadas, torna-se uma alternativa para entender este fenômeno.
A INDIAN MOTORCYCLE foi fundada em 1901, por dois fabricantes e entusiastas por velocidade em duas rodas. Nestes mais de 100 anos a marca passou por vários proprietários, deixou de ser comercializada durante alguns períodos, passou por processos judiciais. No Brasil a história basicamente se resume a dois fatos principais: a inauguração da primeira concessionária Indian no Brasil em janeiro de 2015 e finalização da operação em junho de 2018.
A INDIAN MOTORCYCLE foi fundada em 1901, por dois fabricantes e entusiastas por velocidade em duas rodas. Ambos corredores e promotores de provas ciclísticas. Nestes mais de 100 anos a marca passou por vários proprietários, deixou de ser comercializada durante alguns períodos, passou por processos judiciais, mas a marca nunca deixou de fazer parte do circuito lendário de marcas que nunca desaparecem. No Brasil a história basicamente se resume a dois fatos principais: a inauguração da primeira concessionária Indian no Brasil em janeiro de 2015 e finalização da operação em junho de 2018.
Realizada pesquisa com entrevistas semiestrutura com pessoas que viveram este momento da Indian no Brasil Foram selecionadas por conveniência cinco profissionais: (1) um profissional do segmento de motocicletas que cooperou dedicado durante todo o período de três anos com a Indian em suas operações, (2) um jornalista de revista de expressão nacional no segmento motociclístico, (3) um aficionado por Indian e influencer digital da marca, (4) e um responsável por um importante blog do mercado de veículos no Brasil, (5) um cliente assíduo da marca e conhecido.
relatos mostram que a marca não teve esse devido cuidado com seu mercado e público. Ficou somente na questão lendária da marca e não apresentou o produto como inovador, sendo esse um grande apelo durante toda a sua história. Incapacidade da Indian se adaptar ao ambiente, que se apresentou muito instável com a crise que começou em 2015. Não tiveram agilidade de adaptar fatores internos como falta de treinamento para montagem e manutenção das motocicletas, adequação de fornecedores ao padrão da moto para se adequar ao modelo CKD brasileiro.
Este estudo buscou demonstrar que as teorias podem ser aplicadas ao entendimento de fenômenos sociais-organizacionais, bem como contribuir com organizações que buscam melhorar suas ações dentro do mercado nacional, principalmente na indústria da motocicleta.