Resumo

Título do Artigo

ACEITAÇÃO E USO DO CHATGPT EM ATIVIDADES ACADÊMICAS: UM ESTUDO COM DISCENTES DE UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Inteligências Artificiais
Aceitação de Tecnologias
Pesquisa Científica

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Educação a Distância, E-learning e B-Learning: pessoas, projetos e tecnologias

Autores

Nome
1 - GISELLY MAYRA LAREDO LIMA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - Belo Horizonte
2 - LUDMILA BEGHINI VIRIATO SANCHEZ
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - CEPEAD-FACE-BH
3 - Johnatan dos Santos Pereira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - FACE
4 - Valderí de Castro Alcântara
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - Departamento de Ciências Administrativas (CAD)

Reumo

Na academia, discentes e docentes também estão começando a utilizar o ChatGPT para elaborar questões, resumir artigos, sugerir tópicos de apresentações, entre outros usos.No campo da Administração, ainda que esta IA venha apoiando a realização de diversas atividades acadêmicas e otimizando o tempo de tarefas, muitas são as controvérsias sobre o uso da ferramenta: a precisão do conteúdo produzido, a veracidade da informação gerada, a confiabilidade dos resultados, as questões éticas como plágio, vieses e preconceitos, a privacidade e a autoria.
A presente pesquisa tem como problema: Quais fatores influenciam a adoção e o uso do ChatGPT entre os discentes de um Programa de Pós-Graduação em Administração? Para responder à questão foi conduzida uma pesquisa qualitativa com um grupo de dez estudantes de pós-graduação em Administração de uma universidade federal. O objetivo da pesquisa foi compreender a percepção desses discentes em relação ao ChatGPT e sua disposição em adotar essa tecnologia como uma ferramenta de apoio acadêmico.
O ChatGPT é um modelo de linguagem criado e treinado pela empresa OpenAI para responder a diferentes dúvidas dos seus amplos e variados grupos de usuários (OPENAI, 2023). O uso do ChatGPT tem gerado muita discussão e controvérsia na comunidade acadêmica e na sociedade em geral, suas limitações, suas implicações éticas e sociais vem sendo foco de estudo de pesquisadores de diferentes disciplinas. No presente estudo qualitativo foram utilizadas categorias de análise baseadas nas dimensões da Teoria Unificada de Aceitação e Uso da Tecnologia de Venkatesh, Thong e Xu (2012).
Neste estudo, foi adotada uma abordagem qualitativa com o método de análise temática e os dados foram coletados por meio de entrevistas. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com dez discentes de um curso de Pós-Graduação em Administração de uma universidade federal. A análise foi por meio das categorias: “Expectativa de desempenho”, “Expectativa de esforço”, “Influência social”, “Condições facilitadoras”, “Motivação hedônica”, “Valor do preço” e “Hábito”.
Os discentes buscam melhorar seu desempenho acadêmico, aumentar a produtividade, economizar tempo e reduzir o esforço envolvido na busca de referências e na estruturação de textos. Consideraram o ChatGPT fácil de usar e foram influenciados por colegas e até mesmo por professores, que recomendaram o uso cauteloso. A maioria dos entrevistados sentiu-se motivada a utilizar a ferramenta por ser uma experiência agradável e divertida. A disponibilidade de uma versão gratuita do ChatGPT foi um elemento importante na difusão e o uso tornou-se um hábito para muitos dos entrevistados.
A partir da pesquisa realizada com os discentes de pós-graduação, pode-se concluir que o uso do ChatGPT no ambiente acadêmico está em crescimento, abrangendo diversas atividades como pesquisa exploratória, programação, elaboração de apresentações e redação de e-mails. Em muitos casos, os discentes utilizam o ChatGPT como uma fonte de pesquisa agregada a outras ferramentas tradicionais. No entanto, houve discordância em relação ao uso do ChatGPT na produção de textos científicos, com opiniões divergentes sobre sua eficácia e limitações.
STRZELECKI, A. To use or not to use ChatGPT in higher education? A study of students’ acceptance and use of technology. Interactive Learning Environments, p. 01-14, 2023. BENUYENAH, V. Commentary: ChatGPT use in higher education assessment: Prospects and epistemic threats. Journal of Research in Innovative Teaching & Learning, v. 16, n. 1, p. 134-135. BYRNE, M. D. Generative Artificial Intelligence and ChatGPT. Informatics and Health Information Technology, v. 38, n. 2, p. 519-522, 2023.