Resumo

Título do Artigo

FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO NA APLICAÇÃO DE MÉTODOS ÁGEIS NA GESTÃO DE PROJETOS
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho

Palavras Chave

Gerenciamento Ágil de Projetos
Fatores Críticos de Sucesso
Sucesso em projetos

Área

Gestão da Inovação

Tema

Organização, Processos e Projetos de Inovação

Autores

Nome
1 - SERGIO PINTO ZACARIAS
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - São Paulo
2 - Roberto Sbragia
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - EAD-FEA

Reumo

Independentemente do setor de atividade, é através do desenvolvimento de projetos que grande parte das organizações implementa seu planejamento estratégico, convertendo em realidade oportunidades de negócios. Contudo, apesar do reconhecimento da importância do sucesso dos projetos para os negócios, observa-se que um número significativo excede seus orçamentos, atrasa suas entregas ou não atende às expectativas das partes interessadas (Pinto & Slevin, 1988; Sudhakar, 2016). Nesse contexto, as abordagens ágeis surgem como uma alternativa à gestão tradicional de projetos.
Pesquisas apontam que apenas 20% dos clientes se mostram plenamente satisfeitos com os resultados dos projetos (Digital.ai, 2022, p.7), e que apenas 40% dos projetos ágeis logram êxito (Standish, 2016, p.3). Dada essa realidade, buscou-se responder a seguinte questão de pesquisa: “Quais são os fatores críticos de sucesso na aplicação de métodos ágeis na gestão de projetos?”. Para tanto, foi estabelecido o objetivo de, a partir da revisão da literatura e dos dados empíricos coletados, analisar os efeitos dos fatores que influenciam o desempenho de projetos ágeis.
Conceituação da administração de projetos, as abordagens ágeis e híbridas, a definição de sucesso e seus critérios, os fatores determinantes, e fatores que moderam as relações entre os fatores determinantes e os critérios de sucesso dos projetos ágeis.
Pesquisa de natureza exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa utilizando Modelagem de Equações Estruturais, aplicando o método survey (formulário eletrônico). Como a coleta de dados ocorreu uma única vez e por um período específico, no qual as variáveis e suas relações foram medidas e analisadas simultaneamente, em um único ponto no tempo, a pesquisa também pode ser considerada do tipo correlacional e transversal (Hair Jr. et al., 2018). Foram utilizados a linguagem "R" e o software SmartPLS 4.
Foram analisados 475 projetos ágeis, que desenvolveram produtos de software e não-software, adotando diferentes abordagens ágeis, em organizações de diferentes portes, setores e indústrias, com as percepções de clientes, líderes de projetos e membros de equipes. Foram feitas as análises de invariância, convergência e confiabilidade e discriminante, com testes de efeitos de moderação.
Com base nos projetos analisados foi possível concluir que o fator humano se mostra cada vez mais relevante no sucesso dos projetos ágeis, em particular na forma como a sua dedicação é priorizada pela organização, ou seja, ter os membros das equipes dos projetos focados em um menor número de projetos pode melhorar os resultados de negócios das organizações.
Chow, T., & Cao, D. B. (2008). A survey study of critical success factors in agile software projects. Journal of Systems and Software, 81(6), 961–971. https://doi.org/10.1016/j.jss.2007.08.020 Serrador, P., & Pinto, J. K. (2015). Does Agile work? - A quantitative analysis of agile project success. International Journal of Project Management, 33(5), 1040–1051. https://doi.org/10.1016/j.ijproman.2015.01.006 Shenhar, A. J., Levy, O., & Dvir, D. (1997). Mapping the dimensions of project success. Project Management Journal, 28(2), 5–13.