Resumo

Título do Artigo

POLÍTICAS EDUCACIONAIS VOLTADOS A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL
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Palavras Chave

Educação para o desenvolvimento sustentável
Ensino Superior
Políticas Educacionais

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Planejamento de Ensino (cursos, programas, disciplinas, aulas e avaliação)

Autores

Nome
1 - Luciane de Paula Soutello
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis

Reumo

A crescente preocupação com a sustentabilidade e os efeitos humanos no meio ambiente destacam a importância da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS). Apesar dessa conscientização, há necessidade de intensificar esforços para efetivamente incorporar a EDS em políticas e práticas educacionais, sobretudo no ensino superior, especialmente no Brasil, dado seu ecossistema rico e frágil e complexos desafios socioeconômicos. Este estudo foca na integração da EDS no ensino superior brasileiro, analisando políticas educacionais existentes.
O presente trabalho aborda precisamente esse problema: a integração efetiva da EDS no ensino superior no Brasil. O objetivo é examinar e analisar as políticas educacionais existentes voltadas para a EDS, identificando lacunas e desafios e propondo recomendações para melhorar a incorporação da EDS no currículo universitário brasileiro. Especificamente, a pesquisa visa responder à pergunta: as políticas educacionais estão sendo direcionadas para incorporação ou apoio a implantação da EDS no ensino superior brasileiro?
Para direcionar a incorporação da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) no âmbito do Ensino Superior, é fundamental que as políticas educacionais estejam alinhadas com as metas e compromissos internacionais, como os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e as recomendações da UNESCO. As políticas educacionais são instrumentos essenciais para orientar e nortear o sistema educacional. Elas estabelecem princípios, objetivos e abordagens para a prática educativa, visando garantir uma educação de qualidade e alinhada com as necessidades e desafios contemporâneos.
De fato, nas DCNs examinadas, apenas um número limitado de cursos incorpora o tema da educação para a sustentabilidade em seus currículos. Isto indica que o ensino superior no Brasil não está alinhado com as perspectivas de autores como Sterling (2004) e Lozano et al. (2019), que defendem a necessidade de transição para uma educação que esteja alinhada com os princípios da sustentabilidade.
Observa-se uma lacuna nas políticas públicas do Brasil em relação à educação para o desenvolvimento sustentável. As regulamentações e diretrizes não estão suficientemente direcionadas para promover uma educação que foque em formar profissionais capacitados para lidar com os desafios socioambientais e atuar de forma sustentável em suas áreas de atuação. Ao analisar a regulação do Ensino Superior pelo Ministério da Educação (MEC), constata-se a ausência de direcionamento claro, a temática da sustentabilidade não é abordada de maneira efetiva.
BRASIL. Ministério da Educação (2010) BRUNSTEIN, J.; GODOY, A. S.; SILVA, H. C. (org.). (2014) LOZANO, R., MeERILL, M. Y., SAMMALISTO, K., CEULEMANS, K., & LOZANO, F. J. (2019). LEAL FILHO, W., BRANDL, L., LANGE SALVIA, A., RAYMAN-BACCHUS, L., & PLATIE, J. (2019). ONU (1972) Declaração da Conferência da ONU sobre o Ambiente Humano; Estocolmo, 1972 SERES (2023). STERLING, S. (2004). TILBURY, D. (2011). UNESCO (2017)