Resumo

Título do Artigo

AMBIENTES ORGANIZACIONAIS DE APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Ambiente de Aprendizagem
Organizações
Revisão Integrativa da Literatura

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Aprendizagem nas Organizações

Autores

Nome
1 - Cícero Hermínio do Nascimento Júnior
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas
2 - Paula Luciana Bruschi Sanches
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Departamento de Administração
3 - Anielson Barbosa da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Departamento de Administração

Reumo

A criação de um ambiente organizacional exige um esforço contínuo de seus membros. Ao superar os desafios e criar um ambiente de confiança, colaboração e aprendizagem, a organização pode potencializar a geração de conhecimento, promover a inovação e alcançar melhores resultados em um ambiente dinâmico e em constante mudança. A aprendizagem é um processo contínuo e fundamental para o desenvolvimento humano, e sua importância é ainda mais evidente no contexto organizacional, uma vez que a capacidade de aprender e se adaptar rapidamente pode fazer a diferença para indivíduos e a organização.
A necessidade de compreender os princípios e práticas associadas ao ambiente organizacional de aprendizagem, independentemente da terminologia específica utilizada, sinaliza a necessidade de investigar a evolução deste conceito e sua aplicabilidade nas organizações. O objetivo do artigo é investigar o que tem sido pesquisado e publicado sobre a percepção das organizações como ambientes de aprendizagem no Scopus e na Web of Science como o propósito de realizar um levantamento de artigos acadêmicos para identificar práticas, ações, comportamentos e estruturas que que caracterizam esse ambiente.
O referencial aborda explora o significado e a essência do conceito de Ambiente Organizacional de Aprendizagem, visando entender como esse ambiente é construído, identificar os elementos-chave envolvidos e sua contribuição para o desenvolvimento do capital humano e o crescimento da organização como um todo.
A RIL revelou cinco dimensões distintas. A dimensão Humana destaca-se como um espaço que valoriza o desenvolvimento das pessoas, promovendo colaboração e crescimento pessoal. A dimensão Relacional ressalta a construção de relacionamentos positivos e a formação de redes de apoio. Já a dimensão Estratégica evidencia o alinhamento da aprendizagem com os objetivos organizacionais. A criatividade, experimentação e geração de ideias inovadoras caracteriza a dimensão de Inovação. A dimensão Processual destaca a melhoria contínua dos processos organizacionais e o compartilhamento de boas práticas.
O artigo apresentou um panorama de como o ambiente organizacional de aprendizagem pode ser percebido e como essa perspectiva começou a ser incorporada na prática organizacional levando em consideração a sua complexidade. O estudo permitiu a ampliação da noção de espaço de aprendizagem para ambiente de aprendizagem. Além disso, foram discutidas as condições facilitadoras e fatores que contribuem para a sua estruturação e como a concepção de Ba se adequa a concepção de ambiente organizacional de aprendizagem. O estudo revelou que o Ba é um tema complexo.
ALVARENGA NETO, R. C. D.; CHOO, C. W. Expanding the concept of Ba: managing enabling contexts in knowledge organizations. Perspectivas em Ciência da Informação, v.16, n.3, p.2-25, jul./set., 2011. BOTELHO, L. L. R., CUNHA, C. C. DE A. & Macedo, M. O método da Revisão Integrativa nos Estudos Organizacionais. Gestão e Sociedade, Vol. 5, n. 11, p.121-136, 2 dez., 2011. NONAKA, I; KONNO, N. The concept of “Ba”: building a foundation for knowledge creation. California Management Review, Thousand Oaks, v. 40, n. 3, p. 40-54, 1998.