Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA SOBRE A POLÍTICA E A DISTRIBUIÇÃO DE DIVIDENDOS NO CONTEXTO BRASILEIRO
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

responsabilidade social corporativa
dividendos
payout

Área

Finanças

Tema

Estrutura de Capital, Dividendos e Fusões e Aquisições

Autores

Nome
1 - Arnaldo Poggi Lins Segundo
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - PPGA - ADMIISTRAÇÃO - FINANÇAS
2 - Aldo Leonardo Cunha Callado
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Departamento de Finanças e Contabilidade
3 - Cláudio Pilar da Silva Júnior
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Departamento de Administração

Reumo

O tema Responsabilidade Social Corporativa (RSC) é estudado há várias décadas por autores como Carroll (1979) e Wood (1991), em que se observa que seus impactos são percebidos por todos os agentes envolvidos, sejam eles positivos ou negativos. Segundo Parket e Eibert (1975), o benefício derivado do cumprimento da RSC supera os custos, aumentando o valor da empresa. Nesse sentido, cumprir a RSC, protegendo o bem-estar dos colaboradores, pode melhorar a produtividade, melhorar a imagem da empresa e aumentar a confiança do público, aumentando, assim, a competitividade da organização.
De que forma a RSC influencia a sua política de dividendos? Nesse sentido, o presente artigo teve por objetivo analisar como a RSC apresentada pelas empresas brasileiras influencia a sua política de dividendos (pagamento de dividendos e sua estabilidade) de empresas brasileiras listadas na B3. Objetivos específicos:: (i) comparar a relação entre os Scores de ESG apresentados pelas empresas brasileiras e a taxa de pagamento de dividendos; (ii) mensurar em forma de ranking (das maiores as menores notas em e ESG) a relação entre os Scores em ESG apresentado pelas empresas brasileiras.
Responsabilidade social corporativa, Teoria dos dividendos, RSC, criação de riqueza e política de dividendos
Análise quantitativa, em regressão linear multipla, MQO. A população do estudo é composta por companhias abertas listadas na B3 com dados em ESG. Deste modo, a amostra do estudo abrangeu um painel não balanceado de dados anuais de 136 empresas brasileiras, visto a falta de informações sobre divulgações ESG. Como proxy, ESG, dividendos total, payout e dividend yield.
Pelos resultados apresentados, pode-se evidenciar que houve uma quantidade maior de empresas que pagaram dividendos no grupo com notas maiores que 50 pontos, e por sua vez, esse grupo apresentou uma probabilidade de pagamentos de dividendos de 89,29% na variável DIVIDTOTAL e 95,2% na variável DIVIDYIELD no tocante a propensão ou probabilidade de pagamento de dividendos. Portanto, as empresas com maior pontuação no ESG tendem a ter uma participação nos lucros mais estável no mercado de ações, pois atendem melhor aos interesses das partes interessadas (BENLEMLIH, 2019; MATOS; BARROS; SARMENTO).
Os resultados indicam que o envolvimento das empresas em atividades de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) melhora as políticas de dividendos. Esses achados sugerem que empresas que adotam melhores práticas em RSC, evidenciadas pelo proxy ESG, promovem melhorias nas relações com as partes interessadas por meio de políticas de dividendos mais favoráveis. Os resultados deste estudo têm implicações significativas para o contexto do mercado brasileiro, uma vez que empresas que adotam práticas relacionadas a questões ambientais, sociais e de governança (ESG) tendem a distribuir dividendos.
BENLEMLIH, Mohammed. Corporate social responsibility and dividend policy. Research in International Business and Finance, v. 47, p. 114-138, 2019. CHEUNG, A.; HU, M.; SCHWIEBERT, J. Corporate social responsibility and dividend policy. Accounting & Finance, [S.l.], v. 58, n. 3, p. 787-816, 2018. SETH, R.; MAHENTHIRAN, S. Impact of dividend payouts and corporate social responsibility on firm value–Evidence from India. J. Bus. Res., [S.l.], v. 146, p. 571-581, 2022. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2022.03.053, RAKOTOMAVO, Michel TJ. Corporate investment in social responsibility versus dividend