Resumo

Título do Artigo

COMPREENDENDO A TERCEIRA MISSÃO DAS UNIVERSIDADES: UMA REVISÃO A PARTIR DAS PUBLICAÇÕES NACIONAIS
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho

Palavras Chave

Transferência de Tecnologia
Tranferência de Conhecimento
Terceira Missão

Área

Gestão da Inovação

Tema

Gestão do Conhecimento, Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia

Autores

Nome
1 - Karen Marcella de Souza Martins
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) - Viçosa
2 - Breno Valente Fontes Araújo
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS (IFMG) - Formiga
3 - Ana Cláudia Azevedo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) - Departamento de Administração e Contabilidade - DAD

Reumo

O avanço da sociedade contemporânea cada vez mais depende do acesso ao conhecimento e à informação, tornando as universidades um ator essencial. Nesse contexto, entende-se que a primeira missão da universidade é o ensino; a segunda é a pesquisa; e há uma emergente terceira missão que pode ser entendida como o conjunto alargado de atividades desenvolvidas pelas universidades visando a transferência de conhecimento para a sociedade. Na América Latina e no Brasil, a extensão universitária é estreitamente relacionada à terceira missão, com foco também na transferência de conhecimento e tecnologia
Sendo assim, debates em torno da terceira missão são importantes, pois permitem pensar a universidade como um agente social ativo. Este estudo visa responder a seguinte questão de pesquisa: quais são os principais aspectos debatidos na literatura sobre a terceira missão das universidades no Brasil? Para isso, foi realizada uma revisão sistemática de literatura, com o objetivo de compreender o panorama em desenvolvimento e contemporâneo da terceira missão no Brasil e identificar os principais aspectos da terceira missão no país.
.
Dos 48 artigos analisados, estes foram distribuídos em três categorias principais, quais sejam: terceira missão, extensão universitária e transferência de tecnologia e conhecimento. O termo terceira missão no Brasil denota a promção de desenvolvimento social e, principalmente, econômico, ao utilizar da extensão universitária como ferramenta para a transferência de conhecimento e tecnologia, considerando que até mesmo as leis e planos nacionais reforçam que a extensão é o fio condutor para a relação universidade-sociedade. A Lei de Inovação e a criação dos NIT’s também fortaleceram tal relação.
De maneira geral, a terceira missão é tratada no Brasil de forma indireta e muitas vezes através de ações isoladas que não são estruturadas estrategicamente, como os projetos de extensão. É importante levar em consideração o contexto brasileiro no qual as universidades estão inseridas já que fatores ambientais e institucionais são variáveis importantes a serem consideradas. Ademais, no que tange a transferências de tecnologia e conhecimento, as universidades empenham-se em enfrentar os desafios que afetam a população, direcionando seus esforços para as principais questões sociais do país.
Compagnucci, L., SpigarellI, F. The Third Mission of the university: A systematic literature review on potentials and constraints. Technological Forecasting and Social Change. 2020. Gimenez, A. M. N.; Bonacelli, M. B. M. Enseñanza superior y sociedad: un estudio exploratorio sobre prácticas de la tercera misión en la Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Lebeau, Yann e Allan Cochrane. 2015. "Rethinking the ‘third mission’: UK universities and regional engagement in challenging times". European Journal of Higher Education no. 5 (3):250-263