Resumo

Título do Artigo

A SELEÇÃO DE FORNECEDORES NO CONTEXTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS: UM ESTUDO DE CASO DE TRÊS MONTADORAS DE VEÍCULOS AUTOMOTORES DA REGIÃO SUDESTE DO BRASIL
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Palavras Chave

Compras
Seleção de Fornecedores
Gestão da Cadeia de Suprimentos

Área

Operações

Tema

Logística e Cadeia de Suprimentos

Autores

Nome
1 - alessandra rattes de vasconcelos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF) - FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIENCIAS CONTABEIS
2 - Rodrigo Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF) - FACC

Reumo

No contexto das cadeias de suprimentos globais, as montadoras automotivas desempenham papel relevante. As práticas adotadas pelas montadoras para seleção de seus fornecedores e, consequentemente, suas políticas de compras, repercutem para todo do macroambiente da cadeia. Desta forma, avaliar os procedimentos para identificação, análise e seleção das fontes de suprimentos é fundamental, principalmente para avaliar se critérios tradicionais como preço e prazo de entrega são os mais relevantes para estas empresas.
Em razão do papel que montadoras automotivas desempenham em suas cadeias de suprimentos e para a economia global como um todo, este estudo tem o objetivo de avaliar como três montadoras de veículos automotores sediadas no Brasil, atuantes da região sudeste, selecionam seus fornecedores de primeiro nível, no que tange aos materiais estratégicos e gargalos, estabelecendo uma compreensão quanto às abordagens estratégias, critérios-chave e procedimentos pelos quais se dá a definição de fornecedores, pelas três montadoras, sob a ótica das Teorias de Custos de Transação e Visão Baseada em Recursos.
Esta pesquisa foi alicerçada em três pilares teóricos, a saber: 1) estratégias de compras e seleção de fornecedores, em que se abordam os critérios tradicionais e latentes para a compra organizacional; 2) o processo de seleção de fornecedores, perpassando pelas etapas de identificação, avaliação e escolha das fontes de suprimento; e 3) o processo de seleção de fornecedores sob às óticas da Teoria de Custo de Transação e da Visão Baseada em Recursos, em que se aprofunda nas lentes teóricas selecionadas para o estudo a fim de obter uma perspectiva diferenciada sobre as escolhas das montadoras.
A presente pesquisa é de orientação qualitativa, caracterizada, quanto aos fins, como exploratória e descritiva. O método de investigação selecionado foi o estudo de caso, por permitir avaliar um fenômeno social contemporâneo, mediante múltiplas fontes de evidências (FLYVBJERG, 2011; YIN, 2015). Adicionalmente, percebeu-se que o método do estudo de seria a estratégia de pesquisa assertiva em razão do questionamento que a orienta, que é o de “como” as montadoras selecionam fornecedores para integrar a sua cadeia de suprimentos.
O setor automobilístico se posiciona no topo das cadeias de valor, a competição mercadológica, o nível tecnológico, os altos custos envolvidos e os diferentes arranjos da cadeia de suprimentos fazem com que as montadoras trabalhem constantemente para buscar resultados de excelência. A seleção de fornecedores se depara com uma “missão” complexa – selecionar fornecedores a um custo justo, que atendam a todos os requisitos das Prioridades Básicas, que estejam em conformidade com as questões de sustentabilidade e que tenham ações acima da média quando o assunto for a garantia de fornecimento.
O setor automobilístico se posiciona no topo das cadeias de valor, a competição mercadológica, o nível tecnológico, os altos custos envolvidos e os diferentes arranjos da cadeia de suprimentos fazem com que as montadoras trabalhem constantemente para buscar resultados de excelência. A seleção de fornecedores se depara com uma “missão” complexa – selecionar fornecedores a um custo justo, que atendam a todos os requisitos das Prioridades Básicas, que estejam em conformidade com as questões de sustentabilidade e que tenham ações acima da média quando o assunto for a garantia de fornecimento.
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