Resumo

Título do Artigo

COMO A HOSPITALIDADE E A SOCIOLOGIA DIGITAL PODEM SER ENCONTRADAS NAS PLATAFORMAS QUE APROXIMAM VIAJANTES?
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Palavras Chave

Hospitalidade
Sociologia Digital
Plataformas digitais

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Turismo e Hospitalidade na Competitividade em Serviços

Autores

Nome
1 - Auhana Nardini Margutti
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI (UAM) - Mooca
2 - ROSEANE BARCELLOS MARQUES
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI (UAM) - Vila Olímpia
3 - Carlos Alberto Alves
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI (UAM) - VILA OLIMPIA

Reumo

A maneira como as pessoas se relacionam é alterada de acordo com a forma como as pessoas se comunicam e atualmente também está relacionada a presença da tecnologia. Barros et al (2021) reforçam que atualmente existem mais dispositivos conectados à internet do que seres humanos no planeta. Cria-se então um ciberespaço, um mundo virtual, onde toda a informação é disponibilizada e compartilhada promovendo comunicação e interações. A Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) está cada vez mais presente no cotidiano.
Este estudo propõe investigar de que maneira os conceitos de hospitalidade e de sociologia digital aparecem nas plataformas que conectam viajantes com o objetivo de melhor evidenciar as interseções entre eles que possam ampliar a compreensão a respeito das relações humanas no ambiente digital. , o questionamento que deu origem ao estudo é: Como a hospitalidade e a sociologia digital podem ser encontradas nas plataformas que aproximam viajantes?
A hospitalidade, é uma interação que acontece entre seres humanos, no tempo e espaço planejado (Camargo, 2004), esperada no confronto com estranhos, e o resultado pode ser o estreitamento ou afastamento do vínculo social, que pode ser influenciado se estiver em um ambiente digital (Camargo, 2015). Miskolci (2016, p.294) acrescenta sobre as relações na era digital: "boa parte das relações sociais do presente se constroem por meio de plataformas no contínuo on-offline. Relações que têm modificado os sujeitos, nossa sociedade e também a sociologia".
O método empregado para análise dos comentários foi a análise de conteúdo sob uma perspectiva qualitativa, que segundo Bardin (2011) são técnicas de comunicação, que através de um método e objetivos analisam o conteúdo da mensagem, e permite fazer inferências sobre determinado assunto, com variáveis inferidas. A ferramenta utilizada para esta análise foi o software NVivo 2020. Para a realização da análise, foram utilizadas as seguintes etapas: pré-análise, exploração do material, tratamento dos resultados com inferência e interpretação,
As palavras extraídas para análise mantêm relação com o conceito, pois quando fala-se de interação entre seres humanos, o termo pessoas, mostra que mesmo no ambiente digital, é entendido e compreendido que a máquina é apenas uma forma de aproximar os usuários. De maneira que é possível identificar em diversos relatos que a palavra “pessoa” aparece remetendo a ideia de pessoas interagindo com pessoas. Os usuários não esquecem que existem outras pessoas interagindo através das máquinas, esta constatação demonstra que as pessoas estão cientes da interação humana no ambiente digital.
Foi possível identificar através dos comentários nas plataformas que a hospitalidade, que é uma relação que acontece entre pessoas ( Camargo, 2004; Grinover, 2002) é reconhecida em um ambiente digital, trazendo assim a abordagem de sociologia digital que diz que as relações sociais do presente se constroem por meio de plataformas, no contínuo on-offline ( Miskolci, 2016).
Barros, Á. G., de Souza, C. H. M., & Teixeira, R. (2021). Evolução das comunicações até a Internet das Coisas: a passagem para uma nova era da comunicação humana. Cadernos de Educação Básica, 5(3), 260-280. Camargo, L. O. (2004). A pesquisa em hospitalidade. Revista Hospitalidade, 15-51. Camargo, L. O. (2015). Os interstícios da hospitalidade. Revista Hospitalidade, 42-69. Miskolci, R. (2016). Sociologia Digital: notas sobre pesquisa na era da conectividade. Contemporânea-Revista de Sociologia da UFSCar, 6(2), 275-275.