Resumo

Título do Artigo

INOVAÇÃO NO MODELO DE NEGÓCIO: um estudo em pequenas empresas frente à pandemia de COVID-19
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Inovação
Pequena Empresa
Modelo de Negócio

Área

Gestão da Inovação

Tema

Organização, Processos e Projetos de Inovação

Autores

Nome
1 - Raquel Reis de Jesus
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS) - Campus São Cristóvão
2 - Glessia Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS) - Departamento de Administração

Reumo

O modelo de negócio representa como as empresas comercializam ideias e tecnologias, ou seja, como criam, entregam e capturam valor. Ele permite ligar a estratégia da empresa com suas atividades de mercado. Por isso, quando formas convencionais de fazer negócio se tornam obsoletas, a inovação no modelo de negócio se desenha como saída (Harms, Alfert, Cheng, & Kraus, 2021).
Há uma lacuna na literatura e na prática de modelo de negócio sobre o papel das crises na inovação no modelo de negócio (Foss & Saebi, 2017) e sobre as características dos modelos de negócios nas pequenas empresas, seus usos e desenvolvimento, bem como suas abordagens para a inovação no modelo de negócio (Cosenz & Bivona, 2021). Este artigo tem como objetivo compreender como as pequenas empresas podem inovar no modelo de negócio frente à pandemia de COVID-19.
A fundamentação teórica discute a inovação no modelo de negócio e o contexto de inovação da pequena empresa, além de discutir a pandemia de COVID-19 como crise. Foi adotado o modelo de Johnson, Christensen e Kagermann (2008) para a compreensão do que compõe um modelo de negócio. E o modelo de Teece e Saebi (2016) para identificar as inovações no modelo de negócio, tidas como mudanças inovadoras para os elementos-chave do modelo de negócio ou estrutura que liga os elementos.
Foi desenvolvido um estudo qualitativo com adoção de estudo de caso múltiplo conduzido com quatro empresas do segmento de serviços. As fontes de evidências foram entrevista semiestruturada e pesquisa documental. Um caso piloto foi realizado para adequação do roteiro de entrevista e análise dos documentos. Os casos foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo.
Os resultados mostraram que a inovação no modelo de negócio se configurou promissora para a sobrevivência das pequenas empresas durante a pandemia de COVID-19. Os aspectos do modelo de negócio afetados foram segmento de clientes, criação de valor, melhoria da proposta de valor, recursos principais e processos-chave. As inovações incorporadas contribuíram com a sobrevivência das empresas e compreendem a introdução de novos produtos, novos segmentos de mercado, e expansão das vendas através do delivery.
A pequena empresa inova no modelo de negócio por meio de mudanças incrementais, seja na proposta de valor ou nos componentes individuais que criam valor. Esses achados vão ao encontro da literatura levantada, mas também apontam para a necessidade dessa literatura avançar na compreensão sobre como as vantagens e limitações dos pequenos negócios afetam a inovação no modelo de negócio por parte dessas empresas.
Cosenz, F., & Bivona, E. (2021). Fostering growth patterns of SMEs through business model innovation. A tailored dynamic business modelling approach. Journal of Business Research, 130, 658-669. Foss, N. J., & Saebi, T. (2017). Fifteen years of research on business model innovation: How far have we come, and where should we go? Journal of Management, 43(1), 200-227. Harms, R., Alfert, C., Cheng, C. F., & Kraus, S. (2021). Effectuation and causation configurations for business model innovation: addressing COVID-19 in the gastronomy industry. International Journal of Hospitality Management, 95.