Resumo

Título do Artigo

As dimensões do modelo de excelência de gestão no desempenho da inovação nas micro e pequenas empresas do distrito da federal
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Inovação
Empreendedorismo
Micro e Pequenas Empresas

Área

Empreendedorismo

Tema

Redes de Empreendedores, Desenvolvimento Regional e Microempreendedorismo

Autores

Nome
1 - EDUARDO DIAS LEITE
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA DE BRASILIA (IFB) - Campus Brasília

Reumo

As organizações têm buscado a inovação como forma de obter vantagem competitiva. Encontrar novos métodos de execução de processos, desenvolver novos produtos e serviços, maximizar resultados e melhorar o desempenho organizacional são metas que se estabelecem diariamente dada a dinâmica do mercado em que as empresas se encontram (Silva & Dacorso, 2014 ) .Nesse contexto, o Programa Agentes Locais de Inovação (ALI), busca promover a prática continuada de ações de inovação em pequenas empresas, por meio de orientação proativa, gratuita e personalizada (Sebrae, 2016).
Nesse contexto, o presente trabalho traz a como questão, quais dimensões do modelo de excelência gerencial influenciam o desempenho inovador das micro e pequenas empresas (MPE) do Distrito Federal (DF) e como objetivo analisar as dimensões do modelo de excelência gerencial que influenciam o desempenho inovador das micro e pequenas empresas no DF. Seu objetivo específico é investigar as percepções dos Agentes Locais de Inovação (ALI) sobre os pontos fortes e fracos do Programa ALI, bem como apresentar recomendações para seu aperfeiçoamento.
A inovação está relacionada com a introdução de um novo produto ou a combinação de algo que já existe, através de um processo produtivo novo ou melhorado, a partir de uma invenção do domínio da Ciência. e tecnologia (McCraw, 2012; Zhang, Li, & Li, 2021). Inovação é a introdução de novidade ou aperfeiçoamento em ambiente produtivo e ambiente social que resulte em novos produtos, serviços ou processos ou que inclua a adição de novas funcionalidades ou características a um produto, serviço ou processo que possa resultar em melhorias e ganhos efetivos de qualidade ou desempenho (Brasil, 2016).
Este estudo adota uma abordagem quantitativa quanto aos seus propósitos e uma abordagem descritiva quanto à sua natureza. Foi realizada pesquisa bibliográfica e empírica e coleta de dados primários (Vergara, 2016). Foi selecionada uma amostra de 940 (novecentos e quarenta) PME, com base nos dados recolhidos em 2016. As medidas de inovação foram recolhidas através da aplicação, do questionário que mede os catalisadores da inovação nas empresas (Questionário Radar de Informações), que está estruturado em 42 (quarenta e duas) questões que compõem as 13 (treze) dimensões.
No modelo de Regressão para a variável dependente Desempenho, apenas três contribuem significativamente para o modelo: clientes, informação e conhecimento, e pessoas. Assim, entende-se que as evidências empíricas suportam parcialmente o modelo original na amostra. O Modelo de Excelência em Gestão (MEG), permitiu vislumbrar situações que constituem condições suficientes e/ou necessárias para o sucesso. no desempenho da inovação, considerando a presença e ausência dessas dimensões pró-inovação (com base no Radar da Inovação) e explicando a equação lógica minimizada.
A partir disso ficou evidenciado que três das sete dimensões que catalisam a inovação são realmente aquelas que possuem influência suficiente e/ou necessária na excelência/desempenho na gestão das micro e pequenas empresas do Distrito Federal, a saber: Clientes, Pessoas e Informação e Conhecimento
Bachmann, D.L. & Destefani, J.H. (2008). Metodologia para estimar o grau de inovação em MPEs. Anais XVIII Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas. Aracaju. Dias, C., Hoffmann, VE, & Martínez-Fernández, MT (2019). Complementaridade de recursos na rede de P&D para o desempenho da inovação: evidências do setor agrícola no Brasil e na Espanha. Gawer , A. & Cusumano , MA (2002). Liderança de plataforma: como Intel, Microsoft e Cisco impulsionam a inovação na indústria (Vol. 5, pp. 29-30). Boston, MA: Harvard Business School Press.