Resumo

Título do Artigo

AVALIAÇÃO DO NÚCLEO DE APOIO CONTÁBIL E FISCAL NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMUNICATIVO DO BOLSISTA DE EXTENSÃO: ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Extensão universitária
Desenvolvimento de habilidades
NAF UECE

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Experiências no ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Joelma Leite Castelo
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - CESA
2 - HYANE CORREIA FORTE
Universidad de Valladolid - Escuela de Doctorado
3 - Ariovaldo Costa Neto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - Campus Itaperi (Fortaleza)
4 - Karen da Silva Mesquita Lima
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - FACULDADE LOURENÇO FILHO
5 - Maria Solange de Sousa Freitas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - Itaperi

Reumo

As extensões universitárias são essenciais na aquisição de conhecimentos, práticas e habilidades a serem executadas junto à sociedade. Assim, em 2011, a Receita Federal do Brasil criou o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal, projeto que visa oferecer serviços contábeis e fiscais a sociedade hipossuficiente. A participação dos discentes de ciências contábeis na extensão universitária pode impactar no desenvolvimento comunicativo e social, uma vez que o contador está ligado ao processo de comunicação e geração de informações úteis para a tomada de decisão (Ferreira, Popik & Paes, 2021).
Com isso, este trabalho busca oferecer resposta ao seguinte questionamento: Como o projeto do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal influencia no desenvolvimento social e comunicativo do bolsista de extensão? Para tanto, o estudo tem como objetivo investigar como o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal influencia no desenvolvimento social e comunicativo do bolsista de extensão do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Ceará.
A extensão universitária proporciona aos estudantes experiências práticas que estão diretamente relacionadas a Tríade Universitária: o saber teórico, a pesquisa e a aplicabilidade prática do conhecimento teórico (Martins et al., 2017; Santos et al., 2016; Silva, 2020). No núcleo acadêmico da extensão, destaca-se dois fatores para a sociedade: o desenvolvimento social e comunicativo (Azevedo Filho, 2020). Logo, a valorização extensionista para o desenvolvimento social e comunicativo do estudante, representa o valor gerado na sua relação interpessoal e no seu desenvolvimento profissional.
Esta investigação possui natureza qualitativa, com fins exploratório-descritivos (Yin, 2015). Teve como unidade de análise o projeto de extensão do curso de Ciências Contábeis, o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da Universidade Estadual do Ceará [NAF UECE]. Realizada por meio de uma entrevista semiestruturada com 23 (vinte e três) bolsistas do projeto, fundamentando-se no modelo desenvolvido por Dantas e Nascimento (2018). A análise dos dados foi realizada mediante análise de conteúdo, com suporte do software Atlas.ti, a fim de buscar a validação dos resultados desta pesquisa.
A dimensão “Desenvolvimento Social” contemplou seis subcategorias de análise (motivação extensionista, mudanças comportamentais, percepção social, relevância extensionista, envolvimento social e relacionamento comunitário). Já na dimensão “Desenvolvimento Comunicativo” contemplou cinco subcategorias de análise (relevância do NAF UECE, desenvolvimento profissional, habilidades comunicativas, percepção comunicativa e habilidades profissionais), identificando o desenvolvimento comunicativo, técnico e social dos bolsistas extensionistas.
Conclui-se que o projeto de extensão em estudo, proporciona uma forma pela qual o bolsista extensionista consegue interagir com a IES e com a sociedade, adquirindo aprendizado por meio da percepção de seu desenvolvimento social e comunicativo para além do profissional. Com isso, verifica-se que a inclusão social do bolsista é proporcionada pelas atividades comunitárias em caráter diferencial, uma vez que o discente vivencia um trabalho em equipe, de forma solidária, que pode proporcionar uma melhora no desenvolvimento social e comunicativo.
Azeredo Filho, P. O. A. (2020). Metodologias ativas de ensino aplicadas no curso de graduação de Ciências Contábeis: uma transformação necessária. Qualia: a ciência em movimento, 6(1), 120–122. Ferreira, R. Q., Popik, F., & Paes, A. P. (2021). Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF): um estudo dos serviços e práticas desenvolvidas no Brasil. Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. https://congressousp.fipecafi.org/anais/21UspInternational/ArtigosDownload/3464.pdf Yin, R. K. (2001). Estudo de caso (2 ed.). Bookman. https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43454/2/Desenvolvimento