Resumo

Título do Artigo

SUSTENTABILIDADE: FATORES QUE INFLUENCIAM A ADOÇÃO DE PRÁTICAS DE ECOINOVAÇÃO
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Palavras Chave

Sustentabilidade
Ecoinovação
Estratégia Empresárial

Área

Gestão da Inovação

Tema

Tecnologia e Sustentabilidade, Inovação e Sociedade

Autores

Nome
1 - Renato Francisco Habas
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ (UNOCHAPECÓ) - Chapecó
2 - Cleunice Zanella
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ (UNOCHAPECÓ) - Chapecó
3 - Anderson Conte
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ (UNOCHAPECÓ) - Chapecó

Reumo

A ecoinovação apoia a busca por soluções inovativas e atividades de empreendedorismo para o enfrentamento das problemáticas ambientais. Deste modo, as estratégias de ecoinovação são importantes para o desenvolvimento do modelo de negócios e esse alinhamento torna-se possível quando existe um sistema de gestão e investimentos na capacidade da empresa de ecoinovar em produtos, processos e estrutura organizacional (BARBIERI; SANTOS, 2020). A implementação da sustentabilidade é vital para os gestores que buscam alavancar estratégias de negócios baseadas em inovações de sustentabilidade.
A presente pesquisa visa identificar as práticas de ecoinovação em um estabelecimento comercial e investigar os fatores que influenciaram a adoção dessas práticas ecoinovativas. Diante desse contexto, buscou-se responder a seguinte pergunta de estudo: Quais são os fatores que influenciam a adoção de práticas de ecoinovação em uma empresa do ramo alimentício? O objetivo desta pesquisa é analisar os fatores que influenciam a adoção de práticas de ecoinovação na empresa em estudo.
Sob a perspectiva de Salo, Suikkanen e Nissinen (2020), ecoinovação é o tipo de inovação que oferece a chance de promover mudanças de sistema que alterem o cenário de degradação ambiental. De acordo com Bossle et al. (2016), a ecoinovação é considerada um objetivo a ser atingido pelas empresas. Este tipo de inovação visa trazer resultados positivos em termos de mercado e tem o potencial de ajudar a empresa a alcançar o desenvolvimento sustentável.
O estudo caracteriza-se como um estudo de caso descritivo com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados, foi realizada uma entrevista semiestruturada com a proprietária da empresa. A entrevista permitiu identificar a percepção da empresa em relação a projetos com foco em sustentabilidade e ecoinovação.
Como ponto a melhorar, a empresa não introduziu e nem apoiou projetos de inovações organizacionais, tais como relatórios ambientais, auditorias ou programas de gestão ambiental. A empresa se destacou por suas práticas sustentáveis, como a reutilização de materiais e o reaproveitamento de alimentos. Isso resultou em um aumento no valor da empresa. Os resultados do estudo mostram que a empresa está preocupada com as questões ambientais e sociais, e inclui a sustentabilidade em seu planejamento estratégico.
Sugere-se que as PMEs aumentem sua capacidade de inovação para serem mais eficientes e competitivas ao adotar modelos de negócios sustentáveis. As PMEs podem se aproximar de instituições de ensino superior e de pesquisa para o avanço de práticas ecoinovadoras. Essas instituições podem fornecer acesso a recursos, como pesquisadores, laboratórios e equipamentos, que podem ajudá-las a desenvolver novos produtos e processos mais sustentáveis. Além disso, as instituições de ensino superior e de pesquisa podem ajudar as PMEs a conectar-se com outras empresas interessadas em sustentabilidade.
BARBIERI, R.; SANTOS, D. F. L. Sustainable business models and eco-innovation: A life cycle assessment. Journal of Cleaner Production, v. 266, 121954, 2020. BOSSLE, M.B.; BARCELLOS, M.D.; VIEIRA, L.M.; SAUVÉE, L. The drivers for adoption of eco-innovation. Journal of Cleaner Production, v. 113, p. 861–872, 2016. OCDE. Organização para Cooperação Econômica e Desenvolvimento. Manual de Oslo: diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação, em suas diversas versões. IPEA, 2009.