Resumo

Título do Artigo

INOVAÇÃO SOCIAL POR MEIO DE PLATAFORMAS TECNOLÓGICAS: a perspectiva de empreendimentos sociais em Cuiabá/MT
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Palavras Chave

Plataformas digitais
Inovação social
Empreendedorismo social

Área

Empreendedorismo

Tema

Empreendedorismo Social

Autores

Nome
1 - Yasmim Priscila Silva Rosa
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT) - Cuiabá
2 - YASMIN MARTINS MORAIS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT) - Cuiabá

Reumo

O empreendedorismo social e a inovação social atuam como meio de superar os mecanismos predeterminados pelos mercados tradicionais, como a geração de desigualdades e questões sociais urgentes (PHILLIPS; LEE; GHOBADIAN; O'REGAN; JAMES, 2015). Em face das constantes transformações, torna-se explícito que a utilização das plataformas digitais apresenta-se cada vez mais indispensável aos negócios, independentemente de sua natureza de criação. Isto é em favor dos diversos benefícios da qual dispõe, como baixo custo, maior flexibilidade, amplitude e agilidade de alcance (ALBERTIN; ALBERTIN, 2008).
Para a perspectiva das inovações sociais, as plataformas digitais representam uma das ferramentas mais práticas e com menores investimentos financeiros para utilização e alcance de objetivos. Sendo assim, o presente estudo possui como principal indagação: De que modo a infraestrutura digital disponível afeta os empreendimentos de inovação social de Cuiabá-MT? Com a intenção de responder à questão norteadora do estudo, o principal objetivo da pesquisa corresponde a analisar o impacto gerado a partir de plataformas tecnológicas/digitais utilizadas por empreendimentos sociais de Cuiabá/MT.
A inovação social possui como princípio a ação de atividades e serviços inovadores que são motivados pelo propósito de atender a uma necessidade social, e os desenvolvedores destas ações são em sua maioria organizações que possuem como essencialidade a preocupação com o âmbito social (MULGAN, 2006). Concomitante a isso, o empreendedorismo social nas plataformas virtuais é determinado como a ação de um negócio social por meio de uma infraestrutura digital, de modo que tenha maior facilidade de desenvolvimento e maior visibilidade (MILLARD; CARPENTER, 2014; CASTRO; ARAUJO; CARVALHO, 2020).
Caracteriza-se como descritiva e explicativa, possui procedimento de estudo de caso, com casos múltiplos (YIN, 2001). A coleta de dados se deu por entrevistas semiestruturadas desenvolvidas com empreendedores sociais do município de Cuiabá/MT. Os participantes foram: “MyVoice”, um aplicativo em desenvolvimento, voltado para a segurança feminina na universidade. A “Vô Contigo”, focada no transporte e acompanhamento para o público da terceira idade. E a “Rede de Cooperação Solidária - Recoopsol”, empreendimento que busca promover a segurança territorial, alimentar e economia solidária local.
A ação da inovação social se desenvolve a partir de diversos modelos, podendo ser através da criação de um serviço, produto ou forma de processo, apesar deste fato, todos possuem um objetivo em comum: a extinção/redução de uma problemática social latente. As plataformas digitais desempenham nos empreendimentos sociais locais diferentes papéis, em variados níveis e proporções. Dentre os destaques tem-se o de plataforma base, ferramentas de divulgação, comercialização e gestão. Foi citado também como uma fonte de sensibilização acerca de temáticas importantes pertinentes aos negócios.
Atualmente é essencial que os negócios estejam dentro da perspectiva digital, pois com o avanço tecnológico a maioria dos públicos encontram-se neste ambiente, desta forma, a visibilidade torna-se mais eficiente e facilitada. Não tão somente, também auxilia na gestão, comercialização, comunicação e relacionamento. Os empreendimentos participantes são negócios que se encontram em diferentes estágios de desenvolvimento, podendo este fato impactar nos resultados alcançados. Há divergências quanto à compreensão de qual a importância das plataformas digitais virtuais para os empreendimentos.
PHILLS, J. A.; DEIGLMEIER, K.; MILLER, D. T. Rediscovering social innovation. Stanford Social Innovation Review, v. 6, n. 4, p. 34-43, 2008. ALBERTIN, A. L.; ALBERTIN, R. M. M. Benefícios do uso de tecnologia de informação para o desempenho empresarial. Revista de Administração Pública, v. 42, p. 275-302, 2008. MULGAN, G. The process of social innovation. Innovations, v. 1, n. 2, p. 145-162, 2006. YIN, R. K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.