Resumo

Título do Artigo

REFLEXÕES SOBRE PROCEDIMENTOS INCORPORADOS AOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NÃO OBRIGATÓRIOS: O QUE AS EXPERIÊNCIAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 REVELAM?
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Palavras Chave

Estágio supervisionado não obrigatório
Experiências discentes
Ciências Contábeis.

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Experiências no ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - ALINE POLIANA OLIVEIRA SANTOS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - CAMPUS PONTAL
2 - Marli Auxiliadora da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Serviço Social
3 - Renata Mendes de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Serviço Social (FACES)
4 - Railene Oliveira Borges
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Faces

Reumo

De natureza essencialmente presencial, a partir de 2020 o estágio supervisionado passou a ser realizado também no formato remoto a partir do ano de 2020, devido à pandemia de Covid-19. O isolamento social levou as instituições de ensino a suspenderem as aulas presenciais adotando em um primeiro momento o ensino remoto, e em algumas situações, o ensino híbrido - parte das atividades presenciais e parte no formato remoto. Com isso os estágios supervisionados realizados no formato presencial sofreram alterações, e quando autorizados, adotou-se também o formato remoto, em home-office.
Quais experiências e vivências o estágio supervisionado não obrigatório realizado durante a pandemia de Covid-19 oportunizou aos discentes estagiários? Tem-se como objetivo geral apresentar reflexões sobre experiências dos discentes quanto a procedimentos e rotinas incorporadas aos estágios durante e após o isolamento social e restrições sanitárias impostas pela pandemia de Covid-19. Objetivos específicos: identificar os procedimentos adotados quando do ingresso no estágio; compreender o processo de adaptação; identificar procedimentos e protocolos adotados que foram mantidos após a pandemia.
São apresentadas nessa seção ponderações sobre as legislações referentes ao estágio supervisionado, e alguns estudos anteriores sobre a realização de estágio na pandemia de Covid-19. A realização do estágio é uma exigência para a formação profissional, sendo parte integrante da maioria dos cursos técnicos profissionalizantes, licenciaturas e bacharelados. Compõem a grade curricular dos cursos sendo classificado como obrigatório e não obrigatório de acordo com a determinação de seus respectivos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC).
Pesquisa exploratória com abordagem qualitativa A coleta de dados realizada por meio de entrevista semiestruturada, foi aplicada a estagiários cujos Termos de Compromisso de Estágio foram firmados durante a após o isolamento social. O roteiro de entrevistas foi estruturado em função das categorias de análise construídas com base na entrevista piloto e nos objetivos específicos propostos. Para a análise das respostas às entrevistas a interpretação dos relatos foi realizada por meio da Análise de Conteúdo com enfoque em termos e expressões.
Os resultados confirmaram que para a realização dos estágios, tanto no formato remoto quanto presencial, o uso de aplicativos e plataformas digitais como Teams, Zoom, Meet e outros aplicativos e canais online de comunicação, especialmente desenvolvidos pelas empresas, foram usados para as reuniões online, muito comuns durante a pandemia, os quais foram mantidos após o retorno às atividades presenciais. Protocolos de segurança foram exigidos na pandemia apenas, mas permanecem à disposição tanto dos estagiários quanto dos colaboradores.
Protocolos de segurança foram exigidos na pandemia apenas, mas permanecem à disposição tanto dos estagiários quanto dos colaboradores. Os resultados também confirmaram que a impossibilidade de trocas entre os estagiários e demais colaboradores das empresas dificultou o relacionamento interpessoal e prejudicou feedbacks e até mesmo o repasse de atividades entre gestores e estagiários. A obrigatoriedade de se manter online, principalmente na modalidade de estágio remoto, levou à percepção de necessidade de controle e disciplina maiores.
ALMEIDA, Walquíria Marcelina de; SILVA, Kátia Regina de Souza da; BARBAGELATA, Terezinha de Jesus Rodrigues. Estágio Supervisionado Superior em Belém do Pará: reflexões educacionais em tempo de pandemia. Research, Society and Development, v. 11, n. 7, 2022. OLIVEIRA, Danielly. O estágio supervisionado na era do ensino remoto. Desafios da Educação, 7 de junho de 2021 Disponível em: https://desafiosdaeducacao.com.br/estagio-supervisionado-remoto/. Acesso em: 24 out. 2022.